Curso de inclusão digital qualifica jovens para área de informática
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda (CTER), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) possibilitou um curso gratuito para formação profissional de jovens.
Nesta segunda-feira, 5, começa a primeira turma de Inclusão Digital na sede do Senac Tech (avenida Venâncio Aires, 93), das 13h30 às 17h30. O curso integra o projeto Mercado de Trabalho do Futuro, desenvolvido pela CTER para incentivar a formação dos adolescentes nas novas áreas e tecnologias. A primeira fase conta com recursos oriundos de emenda parlamentar do vereador Kaká D'Ávila.
Para a seleção dos participantes, a CTER contou com a parceria da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Participarão 20 jovens de Coletivos do Pró-Jovem, que inclui alguns em cumprimento de medidas socioeducativas.
Ao todo, 80 jovens em situação de vulnerabilidade social integram a iniciativa. Ao final, os 20 que mais se destacarem receberão bolsa de estudos do Senac Tech para o curso de Tecnologia da Informação.
De acordo com o diretor do Sine Municipal, Adriano Weinmann, o curso pode se transformar em uma futura fonte de renda. “O setor de Tecnologia da Informação é muito vasto e oferece muitas oportunidades. Queremos preparar essa juventude para que assumam essas vagas e construam um futuro para si e para as suas famílias”, destaca Weinmann.
O presidente da Fasc, André Coronel, comemora o incentivo às crianças e adolescentes acolhidos ou acompanhados por equipes da rede socioassistencial a buscarem uma formação. “Acreditamos que a educação é a possibilidade real de transformar a realidade destes jovens”, afirma Coronel.
Andrea Brasil