Ilhota Hub de Inovação Preta fomenta a cultura e o empreendedorismo
O Ilhota Hub de Inovação Preta foi lançado na manhã desta quinta-feira, 14, em evento na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) com a presença de secretários municipais, representantes da comunidade negra, autoridades e convidados. A atividade abriu a programação da 34ª Semana Municipal da Consciência Negra.
Instalado no quinto andar da sede da ACPA (Largo Visconde do Cairú, 17), no Centro Histórico, o Ilhota é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com a Reafro - Rede Brasil Afroempreendedor.
O hub busca fomentar a inovação, a cultura e o empreendedorismo das periferias, e surge como resposta à necessidade de fortalecer o desenvolvimento de afroempreendedores.
“Este é um projeto inovador, que irá se expandir, independentemente de governos. Resulta de muita luta de todos os atores envolvidos, que acreditaram em um projeto para as pessoas, para a cidade. Precisamos, agora, de apoio dos empresários e da sociedade para que o hub cresça”, salientou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jorge Brasil.
O nome homenageia a primeira área de ocupação negra e popular de Porto Alegre, próxima ao arroio Dilúvio e a avenida Ipiranga, que serviu de moradia para famílias carentes até o fim da década de 1960.
Entre os objetivos do Ilhota estão a geração de oportunidades de negócios, articulação de parcerias para programas de crédito e microcrédito, além de financiamento para projetos de afroempreendedores.
“O Hub Ilhota passa a ser este local que impulsiona e promove conexões, ajudando a potencializar os empreendedores pretos e suas iniciativas. Nasceu de uma política pública municipal que promove a igualdade racial e deve ser valorizada”, ressaltou a coordenadora de Igualdade Racial da SMDS, Adriana Santos.
A secretária municipal de Economia e Cultura Criativa, Liliana Cardoso, reafirmou a importância de a comunidade negra ocupar os espaços em uma sociedade que ainda tem marcas de 300 anos de escravidão na história do Brasil. “Aqui criamos um espaço de pertencimento necessário e justo, que deve ser saudado como uma iniciativa em benefícios dos empreendedores das periferias”, completou.
Público-alvo - O Ilhota Hub está à disposição de entidades associativas; afroempreendedores; articuladores comunitários; pesquisadores; profissionais liberais ou autônomos; e comunidade em geral. Saiba mais em @ilhotahub.
Semana Municipal da Consciência Negra – A cerimônia de abertura, seguida por baile, ocorre nesta quinta-feira, às 20h, na Sociedade Cultural Floresta Aurora (Estrada Afonso Lourenço Mariante, 437 - Belém Velho).
As atrações da semana estarão concentradas no entorno do Largo Zumbi dos Palmares e incluem atividades culturais, feiras de artesanato e gastronômica, além de oficinas pedagógicas para o público infantojuvenil, bate-papos e shows. Estão previstas ainda ações no Centro Histórico e no bairro Praia de Belas, como corrida e caminhada nos dias seguintes.
Na sexta-feira, 15, o Parque Farroupilha receberá uma roda de samba, entre 16h e 19h30, e uma sessão de umbanda, das 20h às 22h.
A partir de sábado, 16, começam a operar no Largo Zumbi as feiras de alimentação (11h às 21h30) e de artesanato (14h às 20h30), diariamente até 22 de novembro. Saiba mais aqui.
Lissandra Mendonça