Mais de 43 mil eleitores vão às urnas escolher os conselheiros tutelares
A contagem dos votos em nove microrregiões do Conselho Tutelar de Porto Alegre se encerrou às 19h40 deste domingo, 1º, na Câmara Municipal. Durante o dia, 43.908 eleitores compareceram às urnas para escolher os conselheiros tutelares da gestão 2024-2027. Foram 163.522 votos válidos, 41.923 brancos e 13.913 nulos. O número de eleitores superou o resultado de 2019, que registrou 43.754 votantes. Foram eleitos 45 conselheiros e 90 suplentes. O resultado final pode ser conferido aqui.
O prefeito Sebastião Melo votou na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte LÃbano. “É o conselheiro tutelar que cumpre o fundamental papel de proteger as nossas crianças e adolescentes, amparado no ECA", destaca Melo.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, afirma que a eleição é uma prova cÃvica de transparência, empenho e união entre as entidades e pessoas envolvidas no processo.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Carolina Aguirre, o número de eleitores que foram às urnas demonstram o interesse pela eleição dos profissionais que irão garantir a proteção e a defesa de crianças e adolescentes nos próximos quatro anos.
A eleição foi organizada pelo CMDCA com apoio da prefeitura. A confirmação oficial dos nomes dos novos conselheiros deve ser feita até 25 de dezembro. A posse dos eleitos irá ocorrer em 10 de janeiro de 2024. “ConcluÃmos parcela significativa de um processo eleitoral complexo. SaÃmos vitoriosos com a mobilização de toda sociedade'', diz o presidente da Comissão Eleitoral, Paulo Meira.
Leia mais:
Tranquilidade marca eleição ao Conselho Tutelar na Capital
Â
Lissandra Mendonça