Mês do Idoso: debate de encerramento propõe resolução de conflitos

04/11/2021 08:48

  

Robson Da Silveira / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Mais de 30 atividades marcaram a programação do evento

Para encerrar a programação do Mês do Idoso de 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com a Ordem dos Advogados do RS (OAB/RS)  e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara de Vereadores, promove uma roda de conversa sobre mediação de conflitos. A Casa da Mediação da instituição vai ouvir as indagações dos participantes para auxiliar na resolução dos problemas sem a necessidade de entrar na justiça. O evento será presencial, seguindo os protocolos de segurança, a partir das 15h30, nesta quinta-feira, 4,  no auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores (av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico). A conversa será transmitida ao vivo pela página do Facebook da SMDS.

Outubro Prata – Neste ano, a Coordenação de Direitos do Idoso, com o apoio de diversas instituições, promoveu cerca de 30 atividades, entre presenciais e virtuais. Todas as semanas, ações educativas, apresentações artísticas, práticas de integração, aulas on-line, palestras e o acesso gratuito a mostra de filmes musicais mobilizaram grupos de idosos.

Para o coordenador dos Direitos do Idoso, Raphael Ramalho, a programação deste ano contemplou de forma ampla a população desta faixa etária em Porto Alegre. “Conseguimos oferecer serviços e atividades em diferentes regiões da cidade e também percebemos uma boa presença on-line dos participantes”, destaca. Para ele, a tecnologia não deve ser uma barreira, mas um incentivo para a socialização e fortalecimento de vínculos das pessoas.

Parceiros - Participaram da programação do Mês do Idoso, o Conselho Municipal do Idoso (Comui),  as secretarias de Saúde, de Esporte, Lazer e Juventude, de Governança ,o Gabinete da Primeira-Dama, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), a Cinemateca Capitólio, a Banda Municipal de Porto Alegre, a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, a OAB/RS, o Tribunal de Justiça do RS, o Sesc, a Unidade de Inclusão Digital de Idosos da UFRGS, Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, o Movimento Longevidade Brasil, a Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas do INSS ( Anapps),  o Clube de Mães do Cristal e a ONG Parceiros Voluntários.

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes