Noite de música e inclusão para comemorar os 250 anos de Porto Alegre
A Orquestra Jovem RS realizou nessa quinta-feira, 24, no Theatro São Pedro, um recital em comemoração ao aniversário da cidade. O espetáculo teve a participação de Isabela Fogaça e da Orquestra Jovem RS.
A iniciativa foi da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), para possibilitar a inclusão pela música de atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e homenagear as instituições parceiras da Rede de Assistência Social.
Pela primeira vez no Theatro São Pedro, Evelin S., 12 anos, estava emocionada e ansiosa pelo espetáculo. Atendida pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do abrigo João Paulo II, ela sonha com música. “Participar do grupo me ajuda muito e estar aqui hoje é legal. Quero muito ver o show. Tenho um sonho de aprender violão”, revelou.
Lilianna Kali de Carvalho Domingos tem uma história de vida na orquestra. “Eu comecei aos 13 anos na primeira turma do projeto, agora com 25 me encontro como professora de violino. Um ciclo inteiro de minha vida. O projeto foi divulgado na minha sala de aula e eu entrei por curiosidade, aqui estou e pretendo continuar. Para os integrantes da orquestra representa muito estar neste palco hoje”, afirmou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, homenageou os trabalhadores da Rede de Assistência Social de Porto Alegre. “São mais de três mil trabalhadores que se mantiveram atuando durante toda a pandemia, atendendo, encaminhando, ouvindo, protegendo. É esse padrão ético que vemos aqui reunido hoje e sobre ele estamos falando. Merecem as nossas homenagens”, destacou.
A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, recebeu os convidados e citou o significado do encontro. “Nosso povo merece uma cidade mais inclusiva, mais protetiva, e vocês fazem parte disso todos os dias. É um momento de celebração e reforço do nosso trabalho, porque arte é inclusão e uma bonita ferramenta de inclusão.”
Participando de várias das atrações da programação dos 250 anos de Porto Alegre, Isabela Fogaça se disse emocionada. “Ver o olhar encantador dessas crianças, parecidas com algumas com quem convivi, quando na prefeitura, e com quem aprendi muito, é uma alegria imensa. Fiquei muito feliz de estar aqui com minha música me aproximando de todos nesta noite”, revelou.
Com regência do maestro Telmo Jaconi , a Orquestra interpretou o Hino de Porto Alegre e obras de Strauss, Beethoven , Lupicínio Rodrigues, A. Hülsberg, F. Bicca Rocha, Kleiton e Kledir e José Fogaça.
A Orquestra- A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul – OJRS – foi criada em 2009, seguindo uma tendência internacional de criação de Orquestras Jovens na América Latina. O objetivo é a formação musical de excelência, voltada prioritariamente para o atendimento de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda e integrantes da rede pública escolar, dos 10 aos 24 anos. Os ensaios são realizados na Fundação Pão dos Pobres, parceira da Prefeitura de Porto Alegre em vários projetos sociais.
A Orquestra é composta por violino, viola violoncelo, contrabaixo, percussão, trompa, trompete, trombone, tuba, flauta transversal, clarinete, oboé, fagote e piano. Atualmente, com formação de orquestra sinfônica, estão 110 crianças e jovens, organizados em três níveis: iniciantes, intermediários e os avançados (este se constitui como o grupo principal). Os participantes ingressam através de Edital Público anual, devem estar matriculados e frequentando a escola pública.
Confira a programação especial dos 250 anos de Porto Alegre.
Leia mais:
Porto Alegre comemora 250 anos com show de Maria Rita no Baile da Cidade
250 anos: Semana tem três dias de Feirão de Empregos no Sine Municipal
Museu Joaquim José Felizardo abre nesta quarta programação de aniversário
Faltam dez dias para o aniversário de 250 anos de Porto Alegre
250 anos: Almodóvar estreia na programação da Cinemateca Capitólio
250 anos: Prefeitura alinha os últimos detalhes para o Baile de Debutantes
Mostra de Dança comemora aniversário da cidade
Brechocão de aniversário será neste domingo na Redenção
Fórum Social Temático integra a semana de aniversário dos 250 anos de Porto Alegre
Confira os principais eventos da semana dos 250 anos de Porto Alegre
Corrida alusiva aos 250 anos de Porto Alegre tem inscrições abertas
Recital da Orquestra Jovem comemora 250 anos de Porto Alegre
250 anos: Escritos da Dança será lançado no sábado no Centro Municipal de Cultura
Programação especial na Cinemateca Capitólio celebra os 250 anos da cidade
250 anos: abertura da Praça da Matriz e concerto no Teatro São Pedro acontecem nesta quarta
Teatros municipais reabrem nas comemorações dos 250 anos
Exposições nas pinacotecas municipais marcam os 250 anos da Capital
Maria Rita será homenageada com título de Cidadã de Porto Alegre
Recital da Orquestra Jovem comemora 250 anos de Porto Alegre
Ex-prefeitos serão homenageados na programação dos 250 anos de Porto Alegre
Paço Municipal será transformado em Museu de Arte de Porto Alegre
250 anos: açorianos serão homenageados com placa e passeio pelo Guaíba nesta sexta
Mercado Público celebra os 250 anos com almoço especial
Cancelada programação de abertura dos teatros municipais
Baile de Debutantes é destaque na agenda dos 250 anos da Capital
Fabiana Kloeckner