Operação Inverno: prefeitura fará ronda noturna para acolhimento de pessoas em situação de rua
Com os prognósticos meteorológicos de madrugadas geladas nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12, com temperaturas entre 5º e 6º ao amanhecer, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) terão equipes de ronda noturna nas duas noites, das 21h às 2h, para acolhimento de pessoas em situação de rua.
Serão usadas as paróquias parceiras para reforço de vagas. “A experiência com o uso das igrejas foi muito produtiva. A possibilidade de permanecer no território onde circula facilita o aceite de acolhimento por essa população”, reforça o secretário Léo Voigt. A paróquia São Vicente Mártir, no bairro Camaquã, já acolheu quatro pessoas na madrugada dessa terça-feira, 10. A paróquia Nossa Senhora do Trabalho, na Zona Norte, reinicia o acolhimento a partir desta noite. Serão disponibilizadas refeições para o jantar e café da manhã aos acolhidos.
Com apoio da Guarda Municipal, as equipes vão percorrer todas as regiões da cidade. Os que aceitarem, serão encaminhados para os albergues ou paróquias disponíveis. Com o encaminhamento dos atendidos na ação realizada no Gigantinho, na última semana de julho, 245 pessoas em situação de rua ocupam, atualmente, as vagas das pousadas conveniadas pela Fasc.
A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, fala da importância da proteção e segurança às pessoas em situação de rua em dias de frio intenso como prioridade no momento. “A força-tarefa entre a prefeitura, equipes de abordagem e paróquias têm sido exitosas. Aqueles que frequentemente preferem a rua têm aceitado a acolhida, e as equipes técnicas estão entendo as necessidades de cada um”, afirma.
Operação Inverno - A Operação Inverno da prefeitura foi reforçada com 12 novos espaços descentralizados em bairros de Porto Alegre, onde os usuários podem permanecer por até sete meses, lavar suas roupas e usar a cozinha comunitária. Os quartos são individuais e para casal e famílias. São 250 vagas na modalidade de pousada e 200 novos benefícios de auxílios moradias Dos novos espaços, localizados nos bairros Floresta, Santana, São João e Centro Histórico, dez têm lugar para animais de estimação. O acesso é realizado a partir de avaliação técnica das equipes da Fasc. Há 256 vagas em albergues e 716 para adultos, idosos, trans, PCDs e migrantes em 19 espaços de acolhimento institucional.
Como ajudar - Neste momento, com foco maior em alimentos, as doações podem ser feitas através do Movimento "Poa que Doa", programa social, coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama, que reúne as campanhas do Agasalho e do Alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta das doações.
Rede de albergues
Albergue Dias da Cruz: modalidade albergue 12h - av. Azenha, 366 - Azenha
Abrigo Renascer: Praça Navegantes, 41 (fundos da Igreja Navegantes)
Albergue Acolher 1 - 24h: rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
Albergue Acolher 2 - 12h: rua 7 de Abril, 315 - Floresta
Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.
Centro POP 1 - Santana
Av. João Pessoa, 2384, Farroupilha
Centro POP 2 - Floresta
Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta
Centro POP 3 – Navegantes
Av. França, 496, Navegantes
SCFV – Adultos Pop Rua - Ilê Mulher
Rua Santo Antônio, 64, Floresta
Restaurantes Populares
Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbinhas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
Andrea Brasil