Prefeitura abre chamamento para atendimento a pessoas com deficiência visual

24/09/2022 08:49

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), abre chamamento público para as Organizações Sociais Civis (OSCs) interessadas em firmar termo de colaboração para o serviço de atendimento a pessoas com deficiência. Os envelopes devem ser entregues no dia 31 de outubro de 2022, às 14h, na Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social, sala 106 da SMDS, na avenida João Pessoa, 1105. O edital completo e seus anexos podem ser acessados no DOPA Municipal ou na página da SMDS.

O objetivo da parceria é colocar em prática o projeto Reabilita, que tem como objetivo acompanhamento psicossocial, psicológico, capacitação em tecnologia assistiva e sistema braile para leitura e escrita das pessoas com deficiência visual. O investimento municipal para o projeto é de R$ 135 mil, pagos em 12 parcelas. A vigência do termo será de 12 meses, podendo ser prorrogada até 60 meses.

"Com a contratação desse serviço, pretende-se capacitar e gerar autonomia às pessoas cegas ou com baixa visão. Elas poderão realizar suas atividades diárias, de forma independente para que avancem e consigam estudar, trabalhar, produzir e incluir-se socialmente”, explica o secretário adjunto da SMDS, Paulo Brum.

Em Porto Alegre, o censo demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou que cerca de 336.420 pessoas (24% da população) têm algum tipo de incapacidade de ver, ouvir, mover-se ou alguma deficiência física e/ou intelectual. Das deficiências declaradas, a mais citada é a visual, sendo que 6.020 pessoas possuem incapacidade de enxergar e 37.055 pessoas têm grande dificuldade permanente de enxergar, totalizando, assim, 43.075 pessoas com deficiência visual.

 

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil