Porto Alegre sedia a primeira edição do GayPrix de Vôlei

07/09/2018 08:02
Maria Emília Portella / Divulgação PMPA
Desenvolvimento Social e Esporte
Pampacats é anfitriã e uma das equipes na disputa da competição

Com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), até domingo, 9, na sede do Sesc Protásio (avenida Protásio Alves, 6220) será realizada a primeira edição do GayPrix de Vôlei, que está sendo considerado um dos maiores eventos esportivos LGBT do país. O objetivo é criar uma agenda nacional de voleibol LGBT dando visibilidade à causa e combate ao preconceito. 

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, ressalta a importância da temática do evento. “Além da inclusão social, o esporte possibilitará, neste encontro, o despertar da atenção para a causa e o combate à discriminação. Muitos atletas, com talento para se tornarem grandes campeões, acabam desistindo por causa do preconceito. Refletir sobre o tema e ao mesmo tempo possibilitar lazer e saúde é o diferencial deste encontro”, afirma.

O coordenador da Diversidade Sexual da SMDSE, Daniel Boeira, destaca a ampliação do atendimento à comunidade LGBT. “Estamos ampliando a atuação da coordenadoria incluindo o esporte nas nossas ações. Também buscamos a inserção no mercado de trabalho, prestamos auxílio na retificação do Registro Civil, com encaminhamentos para atendimento de saúde e agora, apoiamos a inclusão pelo esporte, que de certa forma, inclui todas as outras frentes de atuação”, disse. As diretorias de Esporte, Recreação e Lazer e dos Direitos Humanos da secretaria também são parceiras do evento. 

Onze equipes de cinco estados estão confirmadas e a expectativa dos organizadores é receber cerca de duas mil pessoas nos três dias do evento. Neste sábado, 8, serão realizadas as partidas classificatórias, e no domingo, 9, ocorrem as semifinais e finais disputadas pelas equipes: PampaCats (anfitrião - Porto Alegre/RS), Bharbixas (Belo Horizonte/MG), Beescats (Rio de Janeiro/RJ), Magia (Porto Alegre/RS), Avalon (Porto Alegre/RS), Sereyos (Florianópolis/SC), POCs (Caxias do Sul/RS), Maragatos (Porto Alegre/RS), Thunders (Novo Hamburgo/RS), Capivara (Curitiba/PR) e Fireballs (Porto Alegre/RS).

O vice-presidente de Controle e Gestão do PampaCats e Coordenador Geral do GayPrix, David de Oliveira Reis, lembra que muitos LGBT’s no Brasil são impedidos de praticar esportes ou assumir sua sexualidade dentro de seus clubes. "O evento é uma das ações para mudar esta realidade. Neste contexto, há alguns anos vem surgindo um movimento nacional de defesa da comunidade LGBT à prática esportiva, consolidada com a realização da 1ª Champions Ligay em 2017 no Rio de Janeiro e da 2ª Champions Ligay em 2018 aqui no Estado. O GayPrix surge para aprofundar a discussão e contribuir para o movimento”, afirma. 

No local do evento, o público terá à disposição food trucks, e DJs estarão animando a torcida. Também será possível jogar Gaymada, a versão LGBT da queimada. Também haverá exposição de artistas plásticos locais. Na manhã desta sexta-feira, 7, será realizada a Conferência Nacional, com o tema O Esporte é para Tod@s, para debater os diferentes aspectos que envolvem a inclusão da população LGBT nos esportes. Além disso, discutir o papel dos vários times que já existem no Brasil e  que agem como agentes transformadores da realidade de exclusão e possibilitar a inclusão do maior número de pessoas ao movimento.

Neste sábado, 8, às 23h, ocorrerá a Festa Oficial do GayPrix, no Pool Eventos (rua Mostardeiro, 591, Moinhos de Vento), também aberta ao público. Mais informações aqui e nas redes sociais do Pampacats.

Anfitrião - Fundado em agosto de 2017 o Pampacats possibilita que cerca de 300 pessoas pratiquem esportes de forma segura e inclusiva. São dedicadas mais de 20 horas semanais à prática esportiva por meio de cinco modalidades de lazer e de competição voleibol, futebol masculino, futebol feminino, handebol e corrida, em breve jiu jitsu. Em fevereiro de 2018 a entidade foi oficializada como Associação Sport Club PampaCats. O GayPrix de Vôlei é realizado pela Associação Sport Club Pampacats, primeira equipe poliesportiva do Sul do país e pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer e Coordenadoria da Diversidade Sexual. 

O evento conta com o apoio do Venezianos Pub Café, Intercity Hotels, Bahamas Bar Cidade Baixa, POACVB - Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e IGLTA - Internacional Gay & Lesbian Travel Association e IGLTA - Internacional Gay & Lesbian Travel Association. 

Programação:
Jogos
07/09 - 15h - Início dos jogos classificatórios
08/09 - 8h - Continuação dos jogos classificatórios
09/09 - 9h - Continuação dos jogos classificatórios
09/09 - 14h - Jogos semifinais e finais

Atrações Culturais
07, 08 e 09/09 - Exposição de artistas plásticos
07/09 - 14h - Abertura oficial com apresentação de dança do grupo PampaDance
09/09 - 18h30 - Premiação

Eventos Sociais
GayPrix – FanFest
Data: 08/09
Horário: 23h
Local: Pool Eventos (rua Mostardeiro, 591, Moinhos de Vento)

Karaokê de despedida GayPrix de Vôlei 
Data: 09/09
Horário: 20h
Local: Bahamas Bar (rua da República, 198, Cidade Baixa)

Andrea Brasil