Artigo: Novos tempos na Educação
Em primeiro lugar, quero registrar o desafio de ter aceito liderar uma área tão importante e necessária para nossa sociedade em um momento tão delicado da história da nossa cidade. Lembrar que, antes do compromisso assumido com o prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes de conduzir a Secretaria da Educação do MunicÃpio de Porto Alegre, existe meu comprometimento com a educação, com os alunos e as suas famÃlias, que, de alguma forma, foram prejudicadas ao longo de 2020, ano em que tudo mudou.
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Não há dúvida de que o mais importante é a vida de todos, e aà se dá a complexidade de se organizar os critérios que definem o que é essencial ou não neste momento. Como especialista em Educação, minha visão baseia-se nos fatos e dados que aprendemos até agora. Depois de quase um ano de pandemia e suspensão das aulas presenciais, convivemos com o dilema dos impactos que o fechamento das escolas pode ocasionar no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
Não há dúvida de que o mais importante é a vida de todos, e aà se dá a complexidade de se organizar os critérios que definem o que é essencial ou não neste momento. Como especialista em Educação, minha visão baseia-se nos fatos e dados que aprendemos até agora. Depois de quase um ano de pandemia e suspensão das aulas presenciais, convivemos com o dilema dos impactos que o fechamento das escolas pode ocasionar no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
É importante dizer que, da mesma forma, os professores são essenciais para o retorno das aulas presenciais, de modo que a educação não fique ainda mais comprometida. Cabe aqui meu agradecimento a todos os profissionais que compreendem a importância de sermos protagonistas, por aceitarem este desafio totalmente novo de conduzir as salas de aulas durante a pandemia.
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Por último, quero salientar que este ano de 2021, em especial, vai nos colocar, a todos, na condição de alunos. Precisamos aprender a lidar com uma situação para a qual não fomos preparados, nem nós, nem as crianças, mas que todos temos de enfrentar.
Por último, quero salientar que este ano de 2021, em especial, vai nos colocar, a todos, na condição de alunos. Precisamos aprender a lidar com uma situação para a qual não fomos preparados, nem nós, nem as crianças, mas que todos temos de enfrentar.
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Não cabe medir forças sobre quem está certo ou errado a respeito da abertura ou do fechamento das escolas. Nós, enquanto cidadãos, precisamos nos colocar na condição de aprendizes para, juntos, encontrarmos os melhores caminhos possÃveis para a retomada das atividades em todas as faixas etárias de vida, inclusive das crianças, que, muitas vezes, não têm espaço de fala e de representação.Â
Não cabe medir forças sobre quem está certo ou errado a respeito da abertura ou do fechamento das escolas. Nós, enquanto cidadãos, precisamos nos colocar na condição de aprendizes para, juntos, encontrarmos os melhores caminhos possÃveis para a retomada das atividades em todas as faixas etárias de vida, inclusive das crianças, que, muitas vezes, não têm espaço de fala e de representação.Â
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Janaina Audino
Secretária Municipal de Educação de Porto AlegreÂ
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* Artigo originalmente publicado em Zero Hora de 3 de março de 2021.
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Rui Felten