Autor moçambicano reúne-se com estudantes do projeto Afroativos

05/06/2019 15:48
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Pedro Pereira Lopes conversou com alunos da escola municipal Saint"Hilaire

Para debater africanidade e literatura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Saint'Hilaire, no bairro Lomba do Pinheiro, recebeu a visita do autor moçambicano Pedro Pereira Lopes nesta quarta-feira, 5. O escritor conversou com os alunos sobre o país natal e conheceu o projeto Afroativos, iniciativa que promove palestras, oficinas, contações, reuniões, estudos e ações sobre questões raciais e de emponderamento.

Os estudantes do projeto aprenderão sobre Moçambique em junho por ser o mês em que ocorreu, em 1975, a independência do país de Portugal, no dia 25. Inclusive, nesta quarta-feira celebra-se o Dia da Solidariedade ao Povo Moçambicano, conforme mostra o calendário produzido pelo Afroativos com datas importantes para o povo negro e a presença de Lopes foi uma oportunidade para os alunos conversarem com um moçambicano que reside em seu país e assim satisfazerem suas dúvidas.

Lopes ensinou para os jovens detalhes sobre o panorama político de Moçambique, histórico e contemporâneo, descreveu a etnia do povo e pontuou a diversidade religiosa e linguística da região. O autor também falou sobre os livros que escreveu e a carreira acadêmica. Contou experiências que teve na China, país onde realizou mestrado em políticas públicas, e compartilhou com os alunos momentos de racismo que sofreu por lá, expondo como lidou com essas situações e como isso o ajudou a encontrar a africanidade dentro dele.

De acordo com o escritor, o contato com os alunos permite que eles desconstruam mitos e passem a ter uma visão mais ampla sobre a África e o mundo. “Nós vemos o mundo cercados por nossas crenças pessoais. Mas isso não é tudo. O ser humano é muito complexo. Por isso, uma das melhores coisas que podemos fazer é conhecer pessoas e lugares diferentes”, destaca.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) foi representada no encontro pela coordenadora de Igualdade e Diversidade Racial, Patrícia Pereira. Segundo ela, a representatividade permite às crianças abrirem os olhos para novas possibilidades no futuro. "Para os alunos, é importante conhecer um autor negro e africano porque ele se torna uma referência. Eles passam a se imaginar como escritores”, diz Patrícia.

Pedro Pereira Lopes – O escritor veio a Porto Alegre para a realização da disciplina especial do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Ufrgs, nesta quarta, 4, e quinta-feira, 5, intitulada Seminário Especial Olhares sobre Moçambique: Literatura e Ilustração.

O escritor nasceu na província de Zambézia, Moçambique, em 1987. Contador de histórias e poeta, ele é fundador da web-revista de literatura Lidilisha e do Projecto Ler para Ser. Mestre em políticas públicas pela Escola de Governação da Universidade de Pequim, atualmente é docente e pesquisador no Instituto Superior de Relações Internacionais em Maputo, a capital e a maior cidade de Moçambique. 

Alguns de seus livros publicados são O homem dos 7 cabelosKanova e o segredo da caveira e Viagem pelo mundo num grão de pólen e outros poemas. Pedro possui as seguintes premiações: Prêmio Lusofonia, Município de Trofa, em 2010; Menção Honrosa no Prêmio Literário 10 de Novembro, Maputo, em 2015; Menção Honrosa no Prêmio Literário Eduardo Costley-White, Lisboa, em 2016; e o Prêmio Maria Odete de Jesus, Maputo, em 2016.

Projeto Afroativos – Desde 2016, a iniciativa permite aos alunos da Emef Saint'Hilaire abordarem questões como racismo, empoderamento e padrões sociais. Por intermédio de oficinas, reuniões e estudos, cerca de 125 alunos entre o 1º e 9º ano protagonizam a implementação de uma cultura antirracista no cotidiano escolar e em outros espaços. O Afroativos foi finalista do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2019, maior honraria sobre o tema na América Latina.

 

Fernando Campos. Supervisão: Cristina Lac

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes