Definida nova proposta pedagógica para o Ensino Fundamental

12/11/2021 16:09
Divulgação/SMED / PMPA
EDUCAÇÃO
Novo currículo também contará com a participação da comunidade escolar da Capital

A nova Organização Curricular e a Expressão de Resultados para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre já estão definidas. Em carta aberta à Comunidade Escolar da Rede Municipal da Capital, a secretária de Educação, Janaina Audino, apresentou nesta sexta, 12, as justificativas, os objetivos e os principais destaques do novo currículo das escolas públicas municipais.

“A educação apresenta muitos desafios, mas também grandes oportunidades para o futuro das nossas crianças e adolescentes”, afirma a titular da Smed no documento. “Nesses dez primeiros meses à frente da Smed, venho propondo mudanças importantes na área pedagógica e tenho recebido muitas críticas e contribuições, que estão sendo acolhidas. É importante destacar que mudanças nos oportunizam um leque de possibilidades para o nosso conhecimento e nosso crescimento pessoal/profissional  e, como secretária, me sinto à vontade para propor novos rumos para a educação municipal de Porto Alegre”, completou.

Entre as principais mudanças trazidas, o documento destaca quatro: 

  • O aumento da carga horária de Língua Portuguesa e Matemática, considerando os baixos índices de proficiência dos estudantes e os impactos provocados pela pandemia; 
  • A inserção de dois períodos de contação de histórias do 1º ao 3º ano, e um período de produção textual nos anos finais do ensino fundamental;
  • Foi  incorporado como componente curricular a iniciação científica, desde o 1º ano do ensino fundamental; 
  • A língua espanhola passa a ser componente curricular no 4º e 5º ano.

Como projetos interdisciplinares, se sobressaem os seguintes pontos:

Espaço Filosófico - Cada escola possuirá a carga horária de 30 horas semanais para o desenvolvimento de habilidades e competências com os estudantes relacionadas à articulação do pensamento crítico, à promoção da formação estética, ao aprofundamento do nível de abstração, ao desenvolvimento da argumentação, ao fomento da autoria e da autonomia, à formulação de hipóteses, ao questionamento sistemático, à liberdade de pensamento e à promoção do reconhecimento e do respeito às diferenças. 

Espaço de Inovação - Cada escola possuirá a carga horária de 40 horas semanais para a articulação dos programas e projetos tecnológicos responsáveis pelo desenvolvimento de habilidades e competências com os estudantes relacionadas à: robótica, gamificação, inovação, leitura crítica e produção midiática, uso de artefatos tecnológicos, a fim de criar diversificados contextos de aprendizagem, mais dinâmicos, eficientes e inovadores; que estimulem a curiosidade e a pesquisa e produzam experiências de produção de conhecimento adequados para a contemporaneidade. 

Projeto Temático - Cada escola, a partir da sua realidade, definirá a temática do projeto que será ofertado para seus estudantes no contraturno escolar, podendo ser: dança, horta, música, sustentabilidade, teatro, línguas e etc. Será disponibilizada a carga horária de 20 horas semanais, por turno, para a execução do projeto.

A secretária Janaina Audino reitera que a comunidade escolar participará da implementação do Referencial Curricular Gaúcho, discutindo e contribuindo, a partir de suas realidades, na construção dos cadernos curriculares específicos para a Rede Municipal de Porto Alegre, conforme preconizado na Resolução CEE nº 345/2018. “Esse processo é essencial para proporcionarmos as mesmas oportunidades de aprendizagem para todos os estudantes do município de Porto Alegre, independente da rede à qual estejam matriculados”, finaliza.

 

Antônio Bavaresco

Lucas Barroso

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