Escolas municipais mantêm oferta de almoço a estudantes

24/03/2020 08:19
Luã Fontoura/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Medida atende determinação do prefeito Nelson Marchezan Júnior

As escolas da rede municipal de ensino estão abertas para oferta de almoço aos estudantes que dependem da alimentação escolar, conforme determinação do prefeito Nelson Marchezan Júnior prevista em decreto. No Ensino Fundamental, cujas atividades estão paralisadas desde a quarta-feira passada, 18, devido ao risco de transmissão do coronavírus, foi servido um total de 914 refeições em quatro dias. Na Educação Infantil, etapa em que a suspensão começou nessa segunda-feira, 23, as instituições das redes municipal e comunitária também deverão manter cozinhas e refeitórios em funcionamento para atendimento às crianças com a refeição do meio-dia.

“Entendemos que é preciso seguir com as escolas abertas como centros de apoio às famílias pertencentes a comunidades mais vulneráveis, mas cumprindo com todas as determinações de reforço na higienização dos espaços, de distanciamento individual e no afastamento de servidores e colaboradores que apresentem sintomas e se enquadram nos grupos de risco”, afirma o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito.

O movimento para a busca de almoço na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lidovino Fanton, na Restinga, cresceu nos últimos dias em razão do fechamento temporário de demais entidades nos arredores que também ofereciam refeições. De acordo com a diretora, Gisele Damiani, subiu de uma média diária de 30 almoços para 60. “Eles saem daqui também com as frutas do lanche, até para não deixar estragar”, informa a gestora, cuja despensa está cheia.

Seguindo o Decreto nº 20.510, ao chegar na escola, as crianças primeiro são orientadas a lavar as mãos da maneira correta, com ajuda de uma professora e, antes de entrar no refeitório, as limpam novamente com álcool em gel. Comem em pequenos grupos e, logo após, as mesas recebem novo desinfectante, assim como a cozinha e demais dependências da escola.

Os irmãos Dener, 11 anos, Júlia, 10 anos, e Luís César Souza Carvalho, 6 anos, moram a poucas quadras da instituição de ensino e, nesta segunda, almoçaram arroz, feijão, salada e carne e levaram para casa, cada um, duas pêras e uma maçã. Estudantes do 6º, 5º e 1º ano, respectivamente, eles dizem que deverão permanecer almoçando na escola. A Restinga conta, no momento, com 38 instituições de ensino mantidas pela prefeitura, entre escolas municipais e comunitárias de Ensino Fundamental e de Educação Infantil.

A média de refeições servidas para alunos da rede municipal é de 14.354 ao dia no Ensino Fundamental e de 3.255 ao dia na Educação Infantil. Nessa etapa, somente nos últimos três dias na semana passada, foram servidas 1.114 refeições. “A ação está sendo avaliada permanentemente, de modo que se consiga o resultado mais eficaz para as comunidades que atendemos”, finaliza o secretário.

Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia 
 

 

Cristina Lac

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes