Formação para nutricionistas das escolas comunitárias aborda importância do aleitamento materno

29/04/2022 18:01
Paula Maia SMED/PMPA
EDUCAÇÃO
Foram apresentados alguns dos materiais pedagógicos relacionados à amamentação

Nutricionistas das Escolas Comunitária de Educação Infantil (Eceis) participaram de um curso de capacitação sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, inclusive durante a adaptação escolar, e como complementação alimentar, por livre demanda, até os dois anos de idade. Essa ação faz parte do Projeto Amamentar é Tri que tem como objetivo principal promover o aleitamento materno no âmbito escolar. O encontro foi organizado em parceria com a Unidade de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o  núcleo de promoção de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta sexta-feira, 29. 

A capacitação foi realizada pela nutricionista da SMS, Cíntia Costa, que ressaltou a importância da amamentação não ser vista como um impedimento de adaptação da criança na escola, pois existem estratégias para manter o vínculo já criado e a alimentação ideal. Cíntia ainda lembrou que atualmente não se exalta apenas os benefícios da amamentação mas o direito da criança de se desenvolver de forma mais nutritiva e atingir os mais altos padrões de saúde. 

“O papel das nutricionistas e de todos os demais profissionais dentro das escolas também é de ajudar a desconstruir estigmas sobre a amamentação e o desmame. O contexto familiar é único e deve ser respeitado. Em conversa com as mães, as nutricionistas ajudam na apresentação de estratégias para estimular a amamentação e facilitar a adaptação na escola, e as equipes das unidades de saúde orientam sobre as regras sanitárias importantes para ordenha e armazenamento do leite materno”, destacou a nutricionista.

Durante o encontro foram apresentados a bolsa térmica, distribuída pela SMS, que contém itens para armazenar e congelar o leite materno, e alguns dos materiais pedagógicos relacionados à amamentação como bonecos didáticos e famílias de animais mamíferos. Esses instrumentos ajudam tanto na orientação da família quanto na percepção das crianças sobre a importância desse ato.  

O Projeto Amamentar é Tri foi implementado em 2012. É conduzido pela Unidade de Alimentação Escolar da Smed, está alinhado com a SMS e recebe recursos do governo federal. 

Paula Maia

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes