Posto avançado reforça atendimento social no Loteamento Santa Terezinha

01/08/2025 16:45

A Prefeitura de Porto Alegre estruturou um posto avançado de atendimento social no Loteamento Santa Terezinha, no 4º Distrito, com a instalação de contêineres adaptados que vão concentrar serviços como Cadastro Único, Sine Municipal e orientação às famílias. Eles entram em operação na próxima semana.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para qualificar o atendimento à comunidade local, com foco em inclusão social, geração de renda e cidadania, e integra a operação de serviços que o município realiza no local desde 11 de julho. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O primeiro contêiner terá atendimento das secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH) e de Assistência Social (SMAS). Antes mesmo da abertura, as equipes do Sine Municipal estão atuando no local, com encaminhamento para vagas de emprego e orientações sobre qualificação profissional.

O espaço também receberá rodas de conversa e orientação individualizada do Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH); atendimento para serviços dos CRAS e CREAS, Cadastro Único e Serviço de Atendimento à Família (SAF), que oferece orientação para famílias e indivíduos que necessitam de assistência, buscando garantir o acesso a direitos sociais básicos. Por meio de parceria, o Instituto Geral de Perícias (IGP) também participará das atividades com emissão de documentos.

Reciclagem – Em outra frente, a prefeitura articula uma parceria com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (AVesol) para definir um espaço apropriado, nas imediações, para catadores autônomos trabalharem com a reciclagem. A ideia é ter uma estrutura adequada para triagem e apoio à formalização dessas atividades.

Desde 2024, o município já repassou R$ 750 mil para melhorias estruturais em 15 Unidades de Triagem (UTs) conveniadas. Bairros como Floresta e Farrapos, no 4º Distrito, concentram cinco destas unidades.

Conforme a SMIDH, o objetivo é inserir na formalidade os trabalhadores informais que atuavam nos galpões irregulares de reciclagem em operação na comunidade.

Assistência Social - As equipes da SMAS têm feito abordagens no entorno, com foco em pessoas em situação de rua, e também iniciaram atendimento a crianças no Centro Social Marista Ir. Bortolini. A expectativa é ampliar os serviços a partir do posto avançado, fortalecendo o atendimento às famílias da Santa Terezinha.

Na Saúde, a prefeitura já iniciou os trâmites legais para ampliar a atuação das equipes do Consultório de Rua que atendem a região.

Limpeza e serviços - Desde o início da operação, as equipes do DMLU retiraram do loteamento mais de 180 toneladas de entulhos e pintaram 4,3 mil metros de meio-fio nas ruas da região.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) presta apoio com equipamentos pesados. Equipes da IPSul instalaram quatro novos pontos de iluminação de LED na rua 1043. Na próxima semana, serão religados mais oito pontos de iluminação, desativados devido ao vandalismo.  

 

Cristiano Vieira