Prefeitura investe R$ 580 mil no projeto Adote um Escritor

29/10/2020 16:14
Arquivo / PMPA
Livros
Escolas adquirem livros das editoras participantes e também outros livros para reforçar as bibliotecas
A Prefeitura de Porto Alegre lançou nesta quinta-feira, 29, a edição 2020 do projeto Adote um Escritor, que terá um investimento de pelo menos R$ 580 mil. Este ano, a interação entre alunos e autores será de forma virtual. O Adote é realizado em toda a rede pública estatal do município desde 2002, beneficiando aproximadamente 46 mil alunos.
 
Foram pré-selecionados 105 autores e seis editoras. As escolas receberão a lista para escolherem aqueles que desejam trabalhar com os alunos e marcam o dia da interação com os alunos, que acontecerá de forma remota no final de novembro. Os autores gravarão um vídeo de 20 minutos que será colocado à disposição na Córtex e outras plataformas. E ainda haverá um dia para a interação virtual em uma plataforma pública entre autor e estudantes. 
 
O lançamento ocorreu em uma live com a participação dos secretários municipais de Educação, Adriano Naves de Brito e a adjunta Iara Wortmann, e de Cultura, Luciano Alabarse, além do técnico em cultura Alvaro Santi e o professor de literatura Sergius Gonzaga. Em função da pandemia do novo coronavírus, a Feira do Livro foi suspensa – portanto, não haverá a visita dos alunos. 
 
O Adote um Escritor tem uma longa trajetória na Smed. Em 2017, o projeto sofreu alterações.  Agora, são os escritores que se colocam à disposição, e essas candidaturas vão para as escolas que adotam os autores, trabalham a obra do escolhido e os alunos leem os livros. Em seguida, ocorre a conversa com o autor. As escolas adquirem livros das editoras participantes e também outros livros para reforçar os acervos das instituições. Todas as escolas de ensino de fundamental e muitas de educação infantil já contam com bibliotecas. Os recursos do programa serão investidos também no pagamento dos cachês dos escritores.
 
Saiba mais – O Adote um Escritor já recebeu reconhecimentos como o troféu Destaque Literário do Prêmio Açorianos de Literatura (2013). Foi duas vezes finalista do Prêmio RBS Fato Literário (2006 e 2008) e teve menções honrosas e indicações em concursos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (2010) e dos ministérios da Cultura e da Educação (2012).  
André Malinoski

Gilmar Martins