Professores da rede conhecem autores do Adote um Escritor

12/08/2019 18:56
Adriano Amaral/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Programa agora funciona por livre adesão de escritores, editoras e distribuidoras

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu nesta segunda-feira, 12, o primeiro encontro entre professores da rede municipal de ensino e os autores que se inscreveram na 18ª edição do programa Adote um Escritor. No evento, que ocorreu na Livraria Paulinas, os professores da rede puderam conhecer mais sobre as obras e a carreira tanto dos autores já escolhidos para terem suas obras trabalhadas em sala de aula quanto dos que não chegaram a ser “adotados” nesse ano. O Adote agora funciona por livre adesão de escritores, editoras e distribuidoras, e não conta mais com intermediação. 

A coordenadora do programa Redes pela Leitura, Cristina Rolim Wolffenbüttel, ressalta as conexões que os educadores e autores podem formar, expandindo as parcerias das instituições de ensino. “Na verdade, esse encontro serve para as escolas começarem a manter um contato maior e também fazer a preparação para o próximo ano. Esse contato ajuda na escolha de outros autores para a próxima edição, tendo como ideia principal conhecer o autor e sua obra. E essas conversas não são somente para rede, elas são também para a cidade, pois o encontro é aberto ao público”, salientou.

A escritora Ana Maria Bettini, uma das estreantes do novo formato do programa, apresentou uma de suas obras, “O Gatinho Preto”, que conta a história de um gato perdido pelos olhares de uma criança e de um adulto. Valendo-se de poesia e de imagens da própria escritora, o livro tenta elucidar a beleza da inocência infantil diante do pensamento supersticioso dos adultos. Ana Maria, que também é professora de artes, busca incluir em suas conversas com alunos desenhos e pinturas. “Quando eu visito as escolas, eu procuro trabalhar tanto o texto quanto as ilustrações, eu crio ilustrações a partir das ideias das crianças sobre os bichinhos”, completou a autora.

Ao lado de Ana estava a também professora e escritora veterana do Adote Marô Barbieri, que contou sua trajetória no mundo da literatura infantil e infantojuvenil, desde o primeiro livro publicado, com a intenção de incentivar a leitura e a escrita de seus alunos há 25 anos. Marô, que participou de todas as edições do Adote, conta que aprende muito com as escolas que visita, em especial com os trabalhos realizados pelo alunos. “Ser convidada para conhecer uma nova escola é sempre motivo de orgulho para mim, principalmente porque eu fico encantadíssima com os trabalhos que são feitos”, afirmou.

Também compareceram ao encontro os escritores Gilberto Fonseca, Gisela Rodriguez, Jairo Luiz de Souza, Letícia Ludwig Möller, Lucas Melo Bonez, Lúcio Humberto Saretta, Magda Rodrigues de Souza, Leia Cassol, Ana Paula Pregardier e Airton Ortiz. Pela rede municipal de ensino, participaram professores das escolas Florência Vurlod, Meu Amiguinho, Patinho Feio e Valneri Antunes, de Educação Infantil;  e São Pedro, Alberto Pasqualini, Monte Cristo, Pessoa de Brum, Chapéu do Sol, Décio Martins Costa, Grande Oriente e Antônio Giúdice, de Ensino Fundamental, além do Centro Municipal de Educação do Trabalhador (Cmet) Paulo Freire.

Em 2019, o Adote um Escritor foi reformulado com o objetivo de ampliar as opções para as escolas e democratizar o acesso de autores independentes e pequenas editoras. As principais alterações referem-se ao ingresso no programa, que passou a ser por livre adesão do autor, da distribuidora, ou da editora, e na escolha dos escritores e livros a serem trabalhados, agora com curadoria exclusiva dos professores.

Neste ano, 46 escritores foram “adotados” pelas escolas da rede municipal de ensino, que farão cerca de 170 visitas (algumas escolas podem ter mais de um autor adotado). Ainda estão previstos outros dois encontros na Livraria Paulinas (rua dos Andradas, 1212, Centro Histórico) nos dias 9 de setembro e 7 de outubro, às 15h.  As conversas são abertas ao público.

Adote um Escritor – O programa Adote um Escritor, que promove encontros entre escritores e alunos nas escolas a partir das obras escolhidas pelos professores, integra o escopo do Redes pela Leitura, política de fortalecimento da leitura da Smed. O investimento em 2019 é de R$ 580 mil, destinado à aquisição de obras, pagamento de cachê e visita à Feira do Livro para todas as 99 escolas do município. Neste ano, o programa deixou de contar com intermediação, democratizando o acesso para um maior número de autores e editoras. 

Programação do Encontro com Escritores

9 de setembro, 15h: Cadu dos Livros, Guerreiro Poeta, José Couto, Marcos Fernandez Oliveira Cunha, Meire Brod, Miguel Casella da Costa Franco, Milene Barazzetti, Oscar Henrique Marques Cardoso, Rosane Castro Felipe Daiello e Eny Allgayer; 

7 de outubro, 15h: Bernardete Saidelles, Christopher Kastensmidt, Cláudia Campos, Claúdia Sepé, Eliandro Rocha, Elma Nunes Sant’Ana, Jacira Fagundes, Jean Pico, Walmor Santos e Wanda Queiroz.

  

 

Vitória Garcia (estagiária) / Supervisão: Cristina Lac

Gilmar Martins