Smed recebe propostas para atendimento no turno inverso
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) publicou nesta terça-feira, 20, no Diário Oficial de Porto Alegre, a relação das 30 entidades que entregaram propostas, nessa segunda-feira, 19, para prestar atendimento a crianças e adolescentes da rede municipal de ensino no turno inverso ao regular. O objetivo do Edital nº 07/2018, publicado em 1º de novembro, é criar até 5 mil vagas em 2019.
As atividades complementares ao turno regular deverão estar enquadradas nos quatro eixos de aprendizagem que norteiam o contraturno na Smed: letramento, numeramento, iniciação científica e educação do sensível (artes e esportes). Serão pelo menos três horas diárias de atendimento, cinco dias por semana. A execução de atividades poderá ocorrer nas dependências das escolas ou nas sedes das organizações da sociedade civil (neste caso, a parceira deverá oferecer o deslocamento dos alunos). O valor mensal por aluno será de R$ 135,47, quando a atividade for realizada na escola, e de R$ 275,03, quando ocorrer na entidade.
A previsão é que o resultado do credenciamento dessas instituições seja publicado nesta sexta-feira, 23. O resultado final está previsto para o dia 6 de dezembro, após período de recurso. O edital completo está disponível no site da Smed.
Para o secretário de Educação, Adriano Naves de Brito, a participação de entidades de diferentes áreas irá aperfeiçoar o atendimento em turno inverso oferecido pela Smed. “Desenvolvemos este ano uma proposta de turno integral que é relevante para os alunos. Estamos dividindo as atividades em quatro eixos de aprendizagem, que a partir de 2018 constarão no histórico escolar do aluno. A ideia é buscar o seu desenvolvimento integral, por isso os estudantes participam de todas as atividades”, explica.
Andrea Brasil