Smed recebe representantes do movimento de mulheres Mirabal
A secretária adjunta de Educação do municÃpio, Iara Wortmann, recebeu, nesta sexta-feira, 8, representantes do Movimento de Mulheres Olga Benário e da Casa de Referência Mulheres Mirabal. Na conversa, realizada no auditório da Smed, as manifestantes relataram que buscam a garantia de vagas em Educação Infantil para oito crianças cujas mães estão abrigadas no prédio ocupado pelo movimento, no bairro São João. Uma nova reunião foi marcada para o dia 22 de março, também na Smed.
O local, onde funcionava a Escola Estadual de Ensino Fundamental Benjamin Constant, está invadido desde o ano passado pelo grupo. O espaço foi cedido pelo governo do estado ao municÃpio, sendo que a Smed planeja abrir uma escola de Educação Infantil no local. O grupo disse estar representando também as famÃlias dos bairros Rubem Berta e Morro da Cruz.
Iara Wortmann ressaltou que a Smed é aberta ao diálogo “e que as reivindicações da sociedade são legÃtimas em uma democracia, desde que o respeito mútuo seja preservadoâ€. Pontuou, porém, que ainda há movimentação nas listas de espera dentro do sistema e que a localização de vagas precisa seguir o mesmo procedimento que é feito para toda a população. Destacou, ainda, as situações distintas na oferta de vagas para as diferentes faixas etárias da Educação Infantil, já que o ingresso na pré-escola (4 e 5 anos) é obrigatório por lei.
Na primeira, que consiste em berçário e maternal, as famÃlias que ainda não obtiveram a vaga devem cadastrar as crianças junto à Unidade de Ajustamento de Vagas - no andar térreo da Smed (Andradas, 680) - para serem avisadas assim que houver a designação à unidade escolar, com matrÃcula imediata. Na pré-escola, é necessário aguardar a conclusão das designações, em 15 de março. “Pactuamos o compromisso de avaliar cada situação e dar um retorno a essas mulheresâ€, conclui a secretária.
Â
Gilmar Martins