Fazenda atinge marca de 400 mil atendimentos on-line

08/06/2023 09:07

O Portal de Serviços on-line da Fazenda Municipal atingiu nesta semana a marca de 400 mil tickets atendidos, ou seja, 400 mil demandas que foram resolvidas de forma totalmente digital, sem a necessidade de o contribuinte ter que sair de casa para buscar atendimento. 

"Esta marca representa a receptividade dos contribuintes para um governo mais digital, que preza pela inovação nos serviços e com atendimento mais prático, seguro e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semanaâ€, destaca o secretário Rodrigo Fantinel.

Todos os serviços que antes eram realizados na Loja de Atendimento, no Centro da Capital, agora são acessados pelo portal. A maior parte das demandas tem resolução em apenas dois dias úteis, podendo ser resolvida em algumas horas ou até mesmo em minutos.

elogios de usuários do portal
Recados deixados ao final dos atendimentos

O coordenador da Loja da Fazenda, Adriano Boff Matias, lembra que todos os atendimentos são realizados por servidores em diferentes equipes de trabalho. O gerenciamento do fluxo é feito por gráficos, alertas e monitoramento, permitindo ainda a aferição de resultados das equipes. "Para a Fazenda, representa a possibilidade de trabalhar com diferentes equipes à distância, com controle sobre todos os atendimentos realizados", ressalta.

O portal de serviços foi criado em 2020 e se tornou o principal canal da Fazenda a partir da pandemia de Covid-19. De lá para cá, o sistema tem ganhado cada vez mais adeptos e a aceitação do público. A satisfação dos usuários do canal, medida através de pesquisa mensal, é superior a 90%. Os principais comentários na plataforma são referentes a agilidade, facilidade e atendimento por parte dos servidores.

Conectividade - Desde abril deste ano, o acesso ao Portal de Serviços é realizado com o cadastro Gov.br, um sistema unificado nacional, que dispensa apresentação de documentos físicos e moderniza ainda mais o atendimento ao permitir, por exemplo, a eliminação de formulários em papel, o que deve ocorrer de forma gradual a partir da sua implantação.

 

Elisandra Borba

Andrea Brasil