Fazenda atinge marca de 400 mil atendimentos on-line
O Portal de Serviços on-line da Fazenda Municipal atingiu nesta semana a marca de 400 mil tickets atendidos, ou seja, 400 mil demandas que foram resolvidas de forma totalmente digital, sem a necessidade de o contribuinte ter que sair de casa para buscar atendimento.Â
"Esta marca representa a receptividade dos contribuintes para um governo mais digital, que preza pela inovação nos serviços e com atendimento mais prático, seguro e disponÃvel 24 horas por dia, todos os dias da semanaâ€, destaca o secretário Rodrigo Fantinel.
Todos os serviços que antes eram realizados na Loja de Atendimento, no Centro da Capital, agora são acessados pelo portal. A maior parte das demandas tem resolução em apenas dois dias úteis, podendo ser resolvida em algumas horas ou até mesmo em minutos.
O coordenador da Loja da Fazenda, Adriano Boff Matias, lembra que todos os atendimentos são realizados por servidores em diferentes equipes de trabalho. O gerenciamento do fluxo é feito por gráficos, alertas e monitoramento, permitindo ainda a aferição de resultados das equipes. "Para a Fazenda, representa a possibilidade de trabalhar com diferentes equipes à distância, com controle sobre todos os atendimentos realizados", ressalta.
O portal de serviços foi criado em 2020 e se tornou o principal canal da Fazenda a partir da pandemia de Covid-19. De lá para cá, o sistema tem ganhado cada vez mais adeptos e a aceitação do público. A satisfação dos usuários do canal, medida através de pesquisa mensal, é superior a 90%. Os principais comentários na plataforma são referentes a agilidade, facilidade e atendimento por parte dos servidores.
Conectividade - Desde abril deste ano, o acesso ao Portal de Serviços é realizado com o cadastro Gov.br, um sistema unificado nacional, que dispensa apresentação de documentos fÃsicos e moderniza ainda mais o atendimento ao permitir, por exemplo, a eliminação de formulários em papel, o que deve ocorrer de forma gradual a partir da sua implantação.
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Andrea Brasil