Fazenda atinge marca de 400 mil atendimentos on-line

08/06/2023 09:07

O Portal de Serviços on-line da Fazenda Municipal atingiu nesta semana a marca de 400 mil tickets atendidos, ou seja, 400 mil demandas que foram resolvidas de forma totalmente digital, sem a necessidade de o contribuinte ter que sair de casa para buscar atendimento.

"Esta marca representa a receptividade dos contribuintes para um governo mais digital, que preza pela inova√ß√£o nos servi√ßos e com atendimento mais pr√°tico, seguro e dispon√≠vel 24 horas por dia, todos os dias da semana‚ÄĚ, destaca o secret√°rio Rodrigo Fantinel.

Todos os servi√ßos que antes eram realizados na Loja de Atendimento, no Centro da Capital, agora s√£o acessados pelo portal. A maior parte das demandas tem resolu√ß√£o em apenas dois dias √ļteis, podendo ser resolvida em algumas horas ou at√© mesmo em minutos.

elogios de usu√°rios do portal
Recados deixados ao final dos atendimentos

O coordenador da Loja da Fazenda, Adriano Boff Matias, lembra que todos os atendimentos s√£o realizados por servidores em diferentes equipes de trabalho. O gerenciamento do fluxo √© feito por gr√°ficos, alertas e monitoramento, permitindo ainda a aferi√ß√£o de resultados das equipes. "Para a Fazenda, representa a possibilidade de trabalhar com diferentes equipes √† dist√Ęncia, com controle sobre todos os atendimentos realizados", ressalta.

O portal de servi√ßos foi criado em 2020 e se tornou o principal canal da Fazenda a partir da pandemia de Covid-19. De l√° para c√°, o sistema tem ganhado cada vez mais adeptos e a aceita√ß√£o do p√ļblico. A satisfa√ß√£o dos usu√°rios do canal, medida atrav√©s de pesquisa mensal, √© superior a 90%. Os principais coment√°rios na plataforma s√£o referentes a agilidade, facilidade e atendimento por parte dos servidores.

Conectividade - Desde abril deste ano, o acesso ao Portal de Serviços é realizado com o cadastro Gov.br, um sistema unificado nacional, que dispensa apresentação de documentos físicos e moderniza ainda mais o atendimento ao permitir, por exemplo, a eliminação de formulários em papel, o que deve ocorrer de forma gradual a partir da sua implantação.

Elisandra Borba