Fazenda e conselhos do Previmpa debatem reforma da previdência municipal

26/01/2021 17:05

Os conselhos de Administração e Fiscal do Departamento de Previdência Municipal de Porto Alegre (Previmpa) deram início, nesta terça-feira, 25, ao diálogo construtivo com o governo sobre a reforma da previdência. Durante a sessão ordinária, realizada por videoconferência, o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, e o diretor-geral da entidade, Rodrigo Machado Costa, debateram sobre a política previdenciária introduzida pela EC 103/2019, colocada como parâmetro para todos os entes da federação. Foram respondidos questionamentos e ouvidas sugestões dos conselheiros. 

De acordo com o secretário Fantinel, a proposta de reforma da previdência é um dos pilares necessários para a manutenção do equilíbrio fiscal de longo prazo do Município. "Somente em 2021, os gastos com aposentadorias e pensões devem atingir R$ 1,6 bilhão”, disse.

O projeto de lei da reforma da previdência deverá ser encaminhado à Câmara dos Vereadores no mês de fevereiro e, se aprovado, pode gerar impacto de até R$ 103 milhões no primeiro ano. 

O diálogo com os conselhos permanece aberto. Nos próximos dias, terá continuidade a rodada de reuniões com entidades representativas dos servidores, com o objetivo de esclarecimento de dúvidas e busca de soluções para a questão previdenciária.

  

 

Adriana Ferrás

Rui Felten