Prefeito realiza abertura da assembleia da Abrasf na Capital

09/08/2018 15:45
Porto Alegre recebe nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10, os secretários de finanças das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal. Eles estão na capital para participar da 3ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), para debater temas como a reforma tributária, pacto federativo e mudanças na legislação, que atingem diretamente as receitas municipais. O prefeito Nelson Marchezan Júnior fez a abertura do evento na manhã desta quinta-feira.

O prefeito destacou o desafio da gestão municipal, que está presente no dia-a-dia das pessoas. E para resolver os problemas que impactam diretamente a população, as cidades precisam de reformas estruturais. “Não adianta eu pedir dinheiro para o governo federal se a verba vai cair no buraco sem fundo das despesas de pessoal. Não posso fazer investimentos enquanto não houver uma mudança na leiâ€, desabafou Marchezan.

Marchezan lembrou que há 20 anos Porto Alegre gasta mais do que arrecada e não tem condições de pagar a folha do funcionalismo e, menos ainda, de fazer investimentos. Ele defendeu que seja previsto na legislação um percentual da arrecadação para realizar melhorias na cidade. “Como cidadão, quero ver minha cidade, meu estado e meu país melhores do que estão. Antes de discutir o Pacto Federativo, temos que debater para onde está indo o dinheiro. A estabilidade do servidor público precisa ser relativizada para que a gente entregue de fato o melhor serviço ao cidadãoâ€, finalizou.

O evento, que também conta com a presença do secretário municipal da Fazendo Leonardo Busatto e do presidente da Abrasf Jurandir Gurgel, acontece na Sala Topázio do Hotel Blue Tree Millenium, localizado na avenida Borges de Medeiros, nº 3120, bairro Praia de Belas.

 

Denise Righi