Secretário da Fazenda defende adesão ao Sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Nacional

14/11/2022 09:14

O secretário municipal da Fazenda e vice-presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Rodrigo Fantinel, defendeu em assembleia da entidade o Sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Nacional (NFS-e) e a campanha para ampliar a adesão dos municípios, que está sendo realizada em conjunto com a Frente Nacional de Prefeitos e a Receita Federal.

No encontro da Abrasf, que reuniu secretários de finanças das capitais, realizado em Florianópolis, durante os dias 10 e 11, Fantinel destacou os benefícios do novo sistema e como orientar os gestores municipais sobre o uso NFS-e. 

Atualmente, 114 municípios brasileiros já aderiram ao sistema, sendo que 16 são capitais. "Isso representa 55% do ISS nacional", enfatizou o secretário da Fazenda.

“O objetivo é padronizar o Imposto sobre Serviços no Brasil, reduzir o custo das obrigações fiscais e melhorar a competitividade. Trata-se de um caminho sem volta, que interessa a todos, e nossa expectativa é que em pouco tempo mais de 90% do ISS nacional estará padronizado”, destacou Rodrigo Fantinel.

O lançamento da Campanha de Adesão dos Municípios Gaúchos ao Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-E) foi realizado no final de outubro, junto com a Receita Federal, no auditório da Famurs, em Porto Alegre.

A parceria entre a Abrasf, a Frente Nacional dos Prefeitos, a Famurs e o Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda do RS (Consef) deve tornar o Rio Grande do Sul protagonista no movimento nacional.

Adriana Ferrás

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes