Assembleia do Orçamento Participativo na Lomba do Pinheiro registra 869 credenciamentos

12/08/2023 21:21

  

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Plenária começou após apresentação da Orquestra Villa-Lobos, comandada pela professora Cecília Rheingantz Silveira

A comunidade da Região Lomba do Pinheiro aumentou a participação na sua Assembleia do Orçamento Participativo (OP) 2023. Foram registrados 869 credenciados, configurando um aumento de 19,8% em relação ao ano passado. A plenária ocorreu na tarde deste sábado, 12, na Escola Municipal de Educação Infantil Heitor Villa Lobos, e teve a participação do prefeito Sebastião Melo, secretários municipais, deputados, vereadores e comunidade dos bairros Agronomia e Lomba do Pinheiro.  

O prefeito destacou que é preciso atender as prioridades da comunidade e melhorar o acesso da população aos serviços públicos.

“Temos que governar para todos, mas principalmente para quem mais precisa. A periferia não é problema, ela é solução. E a solução passa por uma virada de chave, especialmente na educação” - Prefeito Sebastião Melo.

A plenária começou após apresentação da Orquestra Villa-Lobos, comandada pela professora Cecília Rheingantz Silveira, regente dos jovens músicos, que tocavam teclado, violões, violas, violinos, violoncelos e flautas doces, entre outros instrumentos, apresentando canções consagradas nacionalmente, como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e internacionalmente, como Beatles e Jackson Five.

“Quero parabenizar a Orquestra Villa-Lobos, que tanto orgulha Porto Alegre, por ter abrilhantado a abertura da assembleia. A Região da Lomba do Pinheiro é rica em escolas de muita qualidade, como a Heitor Villa-Lobos, que nos acolhe hoje. Todo êxito passa pelo trabalho de seus professores e diretores, que imprimem a potência da nossa rede municipal de ensino”, disse o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa.

Os inscritos para falas destacaram questões relacionadas à saúde, áreas der lazer, cultura, educação ambiental, podas de árvore, regularização fundiária e de saneamento básico, entre outras.

“Tivemos evoluções e demandas atendidas na Região da Lomba do Pinheiro, principalmente na área de drenagem e esgoto cloacal, além de algumas intervenções importantes no abastecimento de água, como extensão de redes e melhorias em reservatórios”, listou o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Na saúde, a comunidade da Lomba do Pinheiro reivindica a construção de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), além de novas unidades de saúde para ajudar a desafogar a demanda da US Mapa. “Está garantida a construção das unidades Esmeralda e Lomba do Pinheiro, que atualmente estão em estrutura precária, assim como a construção da nova unidade Quinta do Portal, com novas equipes e Capsi. Junto com secretários, com o prefeito e com os recursos de vereadores, vamos trabalhar incansavelmente para colocar uma saúde melhor na Lomba do Pinheiro”, destacou o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Conselheiros e prioridades – Os participantes elegeram por aclamação a chapa única para representar a região no Conselho do OP (COP). Os conselheiros eleitos foram Rosi Dias da Fonseca e Fábio Marques Almeida, como primeira e segundo titulares, respectivamente, e Paulo Roberto J. Andrade, para primeiro suplente, seguido de Neodir dos Santos Costa, segundo suplente. E as prioridades eleitas para investimentos em 2024, com recursos de R$ 20 milhões, foram pavimentação, saúde, cultura e esporte e lazer.

Visita internacional - Afonso Torres Carrillo, professor da Universidade Pedagógica da Colômbia, em visita à  Lomba do Pinheiro para conhecer a experiência do Orçamento Participativo, prestigiou a plenária. ”São um exemplo para toda América Latina e mundo. A Colômbia também tem dado importância à participação como um instrumento de construção de democracia e de paz”, disse.

A plenária teve transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.

Na segunda-feira, 14, terá início a última semana da rodada de assembleias do OP, com a realização da assembleia da Região Glória, no Colégio Marista Assunção, na rua Dom Bosco, 103, bairro Glória, a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP. 

Leia mais:

Habitação é prioridade de investimentos na Região Partenon
Região Norte prioriza saneamento básico para investimentos em 2024
Restinga registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Comunidade do Cristal participa da assembleia do OP
Residencial Barcelona será construído com recursos da venda de imóvel municipal
Região Cruzeiro destaca conquistas do Orçamento Participativo
Assembleia do Extremo-Sul elege saneamento básico como prioridade de investimentos
Comunidade das Ilhas participa da assembleia do OP
Assembleia da Região Noroeste registra 373 inscritos
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

 

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil