Assembleia do Orçamento Participativo na Lomba do Pinheiro registra 869 credenciamentos

12/08/2023 21:21

  

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Plenária começou após apresentação da Orquestra Villa-Lobos, comandada pela professora Cecília Rheingantz Silveira

A comunidade da Região Lomba do Pinheiro aumentou a participação na sua Assembleia do Orçamento Participativo (OP) 2023. Foram registrados 869 credenciados, configurando um aumento de 19,8% em relação ao ano passado. A plenária ocorreu na tarde deste sábado, 12, na Escola Municipal de Educação Infantil Heitor Villa Lobos, e teve a participação do prefeito Sebastião Melo, secretários municipais, deputados, vereadores e comunidade dos bairros Agronomia e Lomba do Pinheiro.  

O prefeito destacou que √© preciso atender as prioridades da comunidade e melhorar o acesso da popula√ß√£o aos servi√ßos p√ļblicos.

‚ÄúTemos que governar para todos, mas principalmente para quem mais precisa. A periferia n√£o √© problema, ela √© solu√ß√£o. E a solu√ß√£o passa por uma virada de chave, especialmente na educa√ß√£o‚ÄĚ - Prefeito Sebasti√£o Melo.

A plen√°ria come√ßou ap√≥s apresenta√ß√£o da Orquestra Villa-Lobos, comandada pela professora Cec√≠lia Rheingantz Silveira, regente dos jovens m√ļsicos, que tocavam teclado, viol√Ķes, violas, violinos, violoncelos e flautas doces, entre outros instrumentos, apresentando can√ß√Ķes consagradas nacionalmente, como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e internacionalmente, como Beatles e Jackson Five.

‚ÄúQuero parabenizar a Orquestra Villa-Lobos, que tanto orgulha Porto Alegre, por ter abrilhantado a abertura da assembleia. A Regi√£o da Lomba do Pinheiro √© rica em escolas de muita qualidade, como a Heitor Villa-Lobos, que nos acolhe hoje. Todo √™xito passa pelo trabalho de seus professores e diretores, que imprimem a pot√™ncia da nossa rede municipal de ensino‚ÄĚ, disse o secret√°rio municipal de Educa√ß√£o, Jos√© Paulo da Rosa.

Os inscritos para falas destacaram quest√Ķes relacionadas √† sa√ļde, √°reas der lazer, cultura, educa√ß√£o ambiental, podas de √°rvore, regulariza√ß√£o fundi√°ria e de saneamento b√°sico, entre outras.

‚ÄúTivemos evolu√ß√Ķes e demandas atendidas na Regi√£o da Lomba do Pinheiro, principalmente na √°rea de drenagem e esgoto cloacal, al√©m de algumas interven√ß√Ķes importantes no abastecimento de √°gua, como extens√£o de redes e melhorias em reservat√≥rios‚ÄĚ, listou o diretor-geral do Dmae, Maur√≠cio Loss.

Na sa√ļde, a comunidade da Lomba do Pinheiro reivindica a constru√ß√£o de um Centro de Aten√ß√£o Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), al√©m de novas unidades de sa√ļde para ajudar a desafogar a demanda da US Mapa. ‚ÄúEst√° garantida a constru√ß√£o das unidades Esmeralda e Lomba do Pinheiro, que atualmente est√£o em estrutura prec√°ria, assim como a constru√ß√£o da nova unidade Quinta do Portal, com novas equipes¬†e Capsi. Junto com secret√°rios, com o prefeito e com os recursos de vereadores, vamos trabalhar incansavelmente para colocar uma sa√ļde melhor na Lomba do Pinheiro‚ÄĚ, destacou o secret√°rio municipal de Sa√ļde, Fernando Ritter.

Conselheiros e prioridades ‚Äď Os participantes elegeram por aclama√ß√£o¬†a chapa √ļnica para representar a regi√£o no Conselho do OP (COP). Os conselheiros eleitos foram Rosi Dias da Fonseca e F√°bio Marques Almeida, como primeira e segundo titulares, respectivamente, e Paulo Roberto J. Andrade, para primeiro suplente, seguido de Neodir dos Santos Costa, segundo suplente. E as prioridades eleitas para investimentos em 2024, com recursos de R$ 20 milh√Ķes, foram pavimenta√ß√£o, sa√ļde, cultura e esporte e lazer.

Visita internacional - Afonso Torres Carrillo, professor da Universidade Pedag√≥gica da Col√īmbia, em visita √† ¬†Lomba do Pinheiro para conhecer a experi√™ncia do Or√ßamento Participativo, prestigiou a plen√°ria. ‚ÄĚS√£o um exemplo para toda Am√©rica Latina e mundo. A Col√īmbia tamb√©m tem dado import√Ęncia √† participa√ß√£o como um instrumento de constru√ß√£o de democracia e de paz‚ÄĚ, disse.

A plenária teve transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.

Na segunda-feira, 14, ter√° in√≠cio a √ļltima semana da rodada de assembleias do OP, com a realiza√ß√£o da assembleia da Regi√£o Gl√≥ria, no Col√©gio Marista Assun√ß√£o, na rua¬†Dom Bosco, 103,¬†bairro Gl√≥ria, a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP. 

Leia mais:

Habitação é prioridade de investimentos na Região Partenon
Regi√£o Norte prioriza saneamento b√°sico para investimentos em 2024
Restinga registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Comunidade do Cristal participa da assembleia do OP
Residencial Barcelona será construído com recursos da venda de imóvel municipal
Região Cruzeiro destaca conquistas do Orçamento Participativo
Assembleia do Extremo-Sul elege saneamento b√°sico como prioridade de investimentos
Comunidade das Ilhas participa da assembleia do OP
Assembleia da Regi√£o Noroeste registra 373 inscritos
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a √ļltima das seis assembleias tem√°ticas do Or√ßamento Participativo
OP 2023: Tem√°tica Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Tem√°tica sa√ļde e assist√™ncia social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

 

 

Indai√° Dillenburg

Andrea Brasil