Assembleia do Orçamento Participativo na Lomba do Pinheiro registra 869 credenciamentos

12/08/2023 21:21

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Plenária começou após apresentação da Orquestra Villa-Lobos, comandada pela professora Cecília Rheingantz Silveira

A comunidade da Região Lomba do Pinheiro aumentou a participação na sua Assembleia do Orçamento Participativo (OP) 2023. Foram registrados 869 credenciados, configurando um aumento de 19,8% em relação ao ano passado. A plenária ocorreu na tarde deste sábado, 12, na Escola Municipal de Educação Infantil Heitor Villa Lobos, e teve a participação do prefeito Sebastião Melo, secretários municipais, deputados, vereadores e comunidade dos bairros Agronomia e Lomba do Pinheiro.

O prefeito destacou que √© preciso atender as prioridades da comunidade e melhorar o acesso da popula√ß√£o aos servi√ßos p√ļblicos.

‚ÄúTemos que governar para todos, mas principalmente para quem mais precisa. A periferia n√£o √© problema, ela √© solu√ß√£o. E a solu√ß√£o passa por uma virada de chave, especialmente na educa√ß√£o‚ÄĚ - Prefeito Sebasti√£o Melo.

A plen√°ria come√ßou ap√≥s apresenta√ß√£o da Orquestra Villa-Lobos, comandada pela professora Cec√≠lia Rheingantz Silveira, regente dos jovens m√ļsicos, que tocavam teclado, viol√Ķes, violas, violinos, violoncelos e flautas doces, entre outros instrumentos, apresentando can√ß√Ķes consagradas nacionalmente, como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e internacionalmente, como Beatles e Jackson Five.

‚ÄúQuero parabenizar a Orquestra Villa-Lobos, que tanto orgulha Porto Alegre, por ter abrilhantado a abertura da assembleia. A Regi√£o da Lomba do Pinheiro √© rica em escolas de muita qualidade, como a Heitor Villa-Lobos, que nos acolhe hoje. Todo √™xito passa pelo trabalho de seus professores e diretores, que imprimem a pot√™ncia da nossa rede municipal de ensino‚ÄĚ, disse o secret√°rio municipal de Educa√ß√£o, Jos√© Paulo da Rosa.

Os inscritos para falas destacaram quest√Ķes relacionadas √† sa√ļde, √°reas der lazer, cultura, educa√ß√£o ambiental, podas de √°rvore, regulariza√ß√£o fundi√°ria e de saneamento b√°sico, entre outras.

‚ÄúTivemos evolu√ß√Ķes e demandas atendidas na Regi√£o da Lomba do Pinheiro, principalmente na √°rea de drenagem e esgoto cloacal, al√©m de algumas interven√ß√Ķes importantes no abastecimento de √°gua, como extens√£o de redes e melhorias em reservat√≥rios‚ÄĚ, listou o diretor-geral do Dmae, Maur√≠cio Loss.

Na sa√ļde, a comunidade da Lomba do Pinheiro reivindica a constru√ß√£o de um Centro de Aten√ß√£o Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), al√©m de novas unidades de sa√ļde para ajudar a desafogar a demanda da US Mapa. ‚ÄúEst√° garantida a constru√ß√£o das unidades Esmeralda e Lomba do Pinheiro, que atualmente est√£o em estrutura prec√°ria, assim como a constru√ß√£o da nova unidade Quinta do Portal, com novas equipes¬†e Capsi. Junto com secret√°rios, com o prefeito e com os recursos de vereadores, vamos trabalhar incansavelmente para colocar uma sa√ļde melhor na Lomba do Pinheiro‚ÄĚ, destacou o secret√°rio municipal de Sa√ļde, Fernando Ritter.

Conselheiros e prioridades ‚Äď Os participantes elegeram por aclama√ß√£o¬†a chapa √ļnica para representar a regi√£o no Conselho do OP (COP). Os conselheiros eleitos foram Rosi Dias da Fonseca e F√°bio Marques Almeida, como primeira e segundo titulares, respectivamente, e Paulo Roberto J. Andrade, para primeiro suplente, seguido de Neodir dos Santos Costa, segundo suplente. E as prioridades eleitas para investimentos em 2024, com recursos de R$ 20 milh√Ķes, foram pavimenta√ß√£o, sa√ļde, cultura e esporte e lazer.

Visita internacional - Afonso Torres Carrillo, professor da Universidade Pedag√≥gica da Col√īmbia, em visita √† ¬†Lomba do Pinheiro para conhecer a experi√™ncia do Or√ßamento Participativo, prestigiou a plen√°ria. ‚ÄĚS√£o um exemplo para toda Am√©rica Latina e mundo. A Col√īmbia tamb√©m tem dado import√Ęncia √† participa√ß√£o como um instrumento de constru√ß√£o de democracia e de paz‚ÄĚ, disse.

A plenária teve transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.

Na segunda-feira, 14, ter√° in√≠cio a √ļltima semana da rodada de assembleias do OP, com a realiza√ß√£o da assembleia da Regi√£o Gl√≥ria, no Col√©gio Marista Assun√ß√£o, na rua¬†Dom Bosco, 103,¬†bairro Gl√≥ria, a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP.

Habitação é prioridade de investimentos na Região Partenon
Regi√£o Norte prioriza saneamento b√°sico para investimentos em 2024
Restinga registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Comunidade do Cristal participa da assembleia do OP