Comunidade das Ilhas é ouvida em fórum de serviços

06/08/2021 12:16

  

Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Reunião ocorreu na noite de quinta-feira

O Fórum de Serviços da Região Ilhas ocorreu na noite de quinta-feira, 5. Respeitando os protocolos sanitários, o encontro contou com a participação de 70 pessoas. A abertura dos trabalhos coube ao diretor de Participação Cidadã da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), Lucas Vasconcellos.

Entre as manifestações da comunidade das Ilhas, muitas intervenções relacionadas a questões de saúde, habitação, serviços de convivência para jovens e idosos, pavimentação, saneamento básico, iluminação, mobilidade urbana e focos de lixo.

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, respondeu às questões de linhas de ônibus, sinalização, lombadas e faixas de seguranças abordados. Assim como o diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques, pontuou as providências relacionadas ao serviço do órgão.

A preocupação com a saúde em tempos de pandemia foi levantada pela delegada do Orçamento Participativo, Bia da Ilha. “É urgente uma campanha de convencimento das pessoas que não querem se vacinar aqui nas Ilhas”, enfatizou.

O assessor comunitário da Secretaria Municipal de Saúde, Rudnei Pinto disse que o acesso a informações relativas à vacinação é possível nas redes sociais da prefeitura e que a informação nas Ilhas pode ser feita in loco. “É possível voltarmos aqui e fazer a campanha, pois não é uma questão individual. É salvar o coletivo para o bem comum”, disse.

Ponte Mauá – Também foi abordada a necessidade de uma obra da ponte sobre o Arroio Mauá, que liga as Ilhas da Pintada e Mauá. Conforme Samir Torres, representante da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi), há cerca de três meses foi feita vistoria com o titular da pasta, Pablo Mendes Ribeiro. “Recebemos o projeto essa semana da empresa contratada. Estamos em avaliação pela nossa equipe técnica”, disse Torres.

Na região Ilhas, o fórum foi conduzido por Liane Antonia de Souza Farias, que contou com apoio dos conselheiros Anecyr Domingues da Silva, Andrelle Araújo Ribeiro e Indio Osmar Aleves Nunes. Participaram pela SMGOV,  a coordenadora da realização dos Fóruns de Serviços, o coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar; secretário executivo do Conselho do OP, Elton Fraga; gestora da Subprefeitura Ilhas, Patrícia Coelho Salcedo; e o chefe de Democracia Participativa, Northon Prado da Silva.

A reunião contou também com a participação de representantes das secretarias municipais de Segurança; Habitação e Regularização Fundiária; Serviços Urbanos; Educação; Desenvolvimento Social; Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc); Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Confira as datas dos próximos Fóruns Regionais de Serviços, com início às 19h:

09/8 - Região 7 - Partenon (on-line)

11/8 - Região 6 - Nordeste (on-line)

12/8 - Região 9 - Glória (presencial)

16/8 - Região 5 - Norte (on-line)

18/8 - Região 2 - Noroeste (on-line)

19/8 - Região 1 - Humaitá/Navegantes (presencial)

23/8 - Região 10 - Cruzeiro (on-line)

25/8 - Região 12 - Centro-Sul (on-line)

26/8 - Região 16 - Centro (on-line)

 

Leia também:

Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços

Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços

Fórum de Serviços da Região Cristal debate saneamento, segurança e habitação

Comunidade da Região Eixo-Baltazar é ouvida em fórum de serviços


Demandas da comunidade do Extremo-Sul são ouvidas em fórum de serviços


Região Sul faz sua reunião virtual do fórum de serviços

Fórum de Serviços da Lomba do Pinheiro tem participação Intensa da Comunidade

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes