Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP
A assembleia de Educação, Esporte e Lazer (EEL) reuniu 984 pessoas nesta terça-feira, 15, na Usina do Gasômetro. Foi o maior público entre as seis temáticas da rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP). Os cidadãos presentes elegeram os seus delegados e conselheiros, além de escolher as prioridades de investimento direto na área. O subtema mais votado foi “Recuperação, manutenção, reforma e/ou reconstrução de Escolas”.
Durante a plenária, o prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm e secretários municipais apresentaram as principais entregas do governo e o atendimento às demandas da temática nos últimos anos, ouviram as falas da população e responderam aos seus questionamentos.
“De 2021 para cá, conseguimos obter avanços importantes ao acolher mais de 8,6 mil crianças em vagas de creches nas comunidades. Para superar os desafios de aprendizagem, aprovamos o incentivo e gratificação de professores e a qualificação na seleção de profissionais da rede pública municipal. Educação de qualidade é prioridade do nosso governo e compromisso assumido com a população nas urnas” - Prefeito Sebastião Melo.
O secretário de Educação, Leonardo Pascoal, apresentou as entregas da pasta e destacou a proximidade com as pessoas. “Assim como estamos cada vez mais próximos das comunidades escolares, também queremos estar alinhados, em diálogo constante com a população, com as lideranças dos territórios. As entregas e projetos apresentados resumem o trabalho intenso que temos feito e que irá se multiplicar para que possamos garantir a educação que Porto Alegre precisa e merece!”, afirmou.
Ao expor as ações da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), o secretário Professor Tovi, se disse orgulhoso e grato pelo trabalho que vem sendo realizado. “Tenho orgulho em poder mostrar as 39 entregas do OP nesta assembleia e de apresentar projetos sociais incríveis, que atendem quase duas mil crianças, além dos grandes eventos realizados na Capital, que receberam mais de 200 mil pessoas", disse.
Após as apresentações da gestão, o microfone foi aberto para dez manifestações da comunidade previamente inscritas, além das falas dos atuais conselheiros da EEL, Roberto Jakubaszko e Argeu Ávila, que compuseram a mesa de trabalho.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo comemorou a mobilização para as assembleias temáticas. “Hoje, encerramos as temáticas muito satisfeitos, pois registramos o maior público de todas as temáticas, com 984 credenciados. Agora, vamos para as regiões e esperamos uma grande mobilização também", ressaltou.
A próxima reunião será nesta quarta-feira, 16, com a região Centro, para o início das assembleias regionais, também na Usina do Gasômetro, às 19h.
Prioridades da plenária para investimento em 2026:
1º - Recuperação, manutenção, reforma e/ou reconstrução de Escolas - SMED
2º - Ampliação de Escolas - SMED
3º - Aquisição de material pedagógico - SMED
4º - Manutenção e aquisição de Equipamentos de Centros Comunitários em Áreas Públicas Municipais de competência da SMEL - SMEL
Eleição de conselheiros da temática:
Chapa Única eleita por aclamação.
1º Titular: Rafael Conceição Barros
2º Titular: Roberto Jakubaszko
1º Suplente: Dinamara Laux da Silva
2º Suplente: Márcia Regina Amaral Brizolla
Calendário - Na Usina do Gasômetro, as seis assembleias temáticas foram realizadas de 7 a 15 de julho e nesta quarta-feira, 16, ocorre a plenária da região Centro. Após este período, são realizadas as demais reuniões regionais, até 12 de agosto, completando-se o ciclo com as seis temáticas e 17 regiões do OP. Os encontros ocorrem, durante a semana, a partir das 19h, e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
Cristiano Vieira