Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo
A Câmara Municipal foi palco na noite de segunda-feira, 31, da retomada das assembleias regionais e temáticas do Orçamento Participativo (OP), que não ocorriam desde 2019. Esta primeira de 2022 teve como tema Educação, Esporte e Lazer e contou com a participação do prefeito Sebastião Melo.
Foram 111 inscritos nesse primeiro de 23 encontros em que os porto-alegrenses podem escolher diretamente para quais obras e serviços devem ir os recursos municipais.
“O bom gestor precisa estar atento às necessidades lá da ponta. Dentro da realidade de limitação orçamentária e de priorização do bem coletivo, podemos construir avanços por uma cidade melhor” - Prefeito Sebastião Melo.
A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) é a responsável pela realização das assembleias do OP. O titular da pasta, Cassio Trogildo, comandou os trabalhos da noite, que contou também com a manifestação do secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, sobre os recursos destinados para o OP em 2023.
As secretárias municipais de Educação, Sônia Rosa, e de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia, apresentaram as entregas das pastas que comandam e responderam aos questionamentos dos inscritos para manifestações, que na grande maioria era sobre esporte para crianças e adolescentes, em especial paradesporto, e revitalização de praças para prática esportivas.
Representantes - Em todas as 23 plenárias, são eleitos os conselheiros do OP (COP). A temática Educação, Esporte e Lazer elegeu por aclamação a chapa única inscrita para compor o Conselho. Foram eleitos Roberto Jakubaszko e Janete Delci de Souza Campos como titulares e Argeu Ávila e Teresinha Carvalho de Souza como suplentes.
A outra eleição da noite é a de prioridades. Os votantes recebem um folheto explicativo com todos os temas relacionados à temática e escolhem, por ordem de importância, quatro temas. Foram eleitos: 1º Construção, Reforma e Ampliação de Equipamentos de Centros Comunitários em Áreas Públicas Municipais; 2º Construção, Reforma e Ampliação de Equipamentos Esportivos em Áreas Públicas Municipais; 3º Construção, Reforma e Ampliação de Equipamentos de Lazer e Recreação em Áreas Públicas Municipais; e 4º Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O rito do OP prevê também a definição do número de delegados (um para cada dez inscritos). Na terça-feira, 1º, é a vez da Assembleia Temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana, que também ocorrerá na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Leia também:
Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda
Andrea Brasil