Demhab alerta sobre golpe envolvendo quitações de dívidas

09/07/2021 09:21

 

Anderson Guerreiro/SMHARF PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Demhab orienta que mutuários procurem o departamento em caso de abordagem sobre dívidas

O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) alerta os seus mutuários, de todas as regiões de Porto Alegre, sobre um golpe que, segundo relatos recebidos pelo departamento, está sendo aplicado em pessoas que têm dívidas envolvendo seus imóveis. Um homem estaria visitando residências de pessoas que têm vínculo com o Demhab e oferecendo a possibilidade de quitação dessas dívidas mediante pagamento em espécie diretamente a ele. Não é uma prática do departamento receber e fazer cobrança de prestações dos mutuários em dinheiro, já que os pagamentos somente são efetuados por boleto na rede bancária.

Nessa quinta-feira, 8, o Demhab comunicou o fato ao Ministério Público e à Polícia Civil para que as devidas investigações possam ser feitas. Os fatos envolvendo as cobranças indevidas foram narrados por mutuários que compareceram ao departamento na última semana. 

O setor de Crédito Imobiliário do Demhab, que gerencia os contratos dos imóveis, ressalta que não realiza cobranças em espécie nas residências, ou nos guichês de atendimento no próprio departamento. Qualquer solicitação de pagamento em espécie deve ser denunciada. 

O Demhab envia boletos aos cidadãos através do e-mail 2via@demhab.prefpoa.com.br ou do WhatsApp 51 99332.8954, além de emiti-los presencialmente a quem solicitar. Agentes do Demhab também estão entregando panfletos com alerta às comunidades. 

As vítimas - O Demhab tem, atualmente, 36,8 mil mutuários, ou seja, cidadãos que, em algum momento, foram contemplados com imóveis através de programas habitacionais, majoritariamente em bairros da periferia. Esses programas, cada qual com a sua regra, previam o pagamento de prestações. 

Por diversas razões, parte significativa dos mutuários não paga em dia as parcelas. Os pagamentos são necessários para que, uma vez quitados, a matrícula do imóvel possa ser emitida em nome do morador, legitimando a sua posse. Por isso, uma oferta de quitação pode ser tentadora.

Anderson Guerreiro

Andrea Brasil