Demhab inicia identificação de imóveis e famílias que poderão deixar Vila dos Herdeiros

09/09/2021 17:19
Robson Da Silveira / PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Trabalho técnico identifica imóveis e cadastra os moradores

Técnicos do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) iniciaram nesta quinta-feira, 9, o trabalho de campo para a identificação de residências e moradores da Vila dos Herdeiros, na Zona Leste, que deverão ser reassentadas. A ação é necessária dada a presença de moradias e estabelecimentos comerciais em área considerada de risco, ao lado da Barragem Lomba do Sabão, na divisa com o município de Viamão.

Pela manhã foi feita a selagem dos imóveis, ou seja, colocada a numeração em cada um, além da metragem para definir a área que deverá ser desocupada. Por ser uma beira de arroio, todas as edificações a menos de 15 metros da margem devem ser removidas. No local, o objetivo é isolar a área, permitindo intervenções a serem feitas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

O reassentamento será feito pela prefeitura. Conforme encontro realizado com os moradores na última sexta-feira, 3, está sendo ofertada, prioritariamente, uma unidade habitacional no Loteamento Irmãos Maristas, na Zona Norte. Caso haja concordância das famílias, a mudança poderia ocorrer já nas próximas semanas em função de unidades ainda em oferta.

“Estamos na fase de identificar exatamente as famílias que precisarão se mudar. A partir disso, conversamos com cada uma para apresentarmos as possibilidades que temos e também fazermos a coleta de documentos. Todo o processo é pautado no diálogo com as famílias”, destaca a chefe da Unidade de Pesquisa Socioeconômica (UPS) do Demhab, Ana Caroline Guex. 

O trabalho seguirá até a semana que vem. Aqueles que tiverem interesse pela mudança para o Maristas, será organizada uma visita conjunta ao loteamento para que os moradores conheçam as instalações e, após, encaminhamento de documentação à Caixa Econômica Federal.

Leia maisHabitação apresenta alternativas para mudanças de famílias das margens da Represa Lomba do Sabão

Anderson Guerreiro

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes