Parque Chico Mendes: Secretários visitam áreas que terão regularização ou reassentamento

07/04/2021 15:56
Anderson Guerreiro/SMHARF PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Próximo paso será a identificação de áreas impróprias para moradias no entorno do parque

Uma caminhada de quase duas horas permitiu ao secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, e à adjunta, Simone Somensi, conhecer a realidade de moradias e famílias que vivem dentro ou no entorno do Parque Chico Mendes, no bairro Mário Quintana. A incursão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 7, e atendeu pedido do vereador Giovane Byl.

Na região, os secretários encontraram não apenas moradias fixadas irregularmente no território pertencente ao parque, mas também casas em áreas consideradas de risco. O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) tem, atualmente, 136 famílias cadastradas e cujas residências ficam nessas áreas irregulares. Dessas, 25 famílias já se mudaram para o Loteamento Irmãos Maristas, que fica no próprio bairro Mário Quintana.

“Fomos até o Chico Mendes porque entendemos que é importante verificarmos in loco as situações que tratamos na secretaria. Nessa visita pudemos, também, conversar com alguns moradores. As particularidades de quem vive no local precisam ser consideradas nas nossas decisões. Vamos buscar a melhor saída para todos, sempre amparados pelo que rege a legislação”, comenta o secretário André Machado.

O Parque Chico Mendes foi inaugurado em 1992 e tem 25,2 hectares. Nos próximos dias, a área técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) fará a análise para identificar as áreas impróprias para moradia no entorno do parque. Depois disso, caberá à Smharf e ao Demhab dar continuidade ao processo de reassentamento das famílias, incluindo novas mudanças que, num primeiro momento, devem ser feitas para o Loteamento Irmãos Maristas. Finalizado o reassentamento dos locais de risco, devem iniciar os estudos para a regularização dos imóveis nas áreas onde isso for possível.

“O processo de regularização tem várias etapas. Precisamos começar pelo perímetro da Reurb, retirando dele as áreas de risco. Depois disso, apresentamos um projeto urbanístico de regularização e providenciamos os títulos de propriedade para os moradores”, afirma a secretária adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi, que capitaneia os processos de Reurb (Regularização Fundiária Urbana) na Smharf.

Também acompanharam a caminhada o gestor do Prefeitura no Bairro - Nordeste, Alexandre Cooper, e a coordenadora da Coordenação Técnico-Social do Demhab, Rosane Oliveira.

 

Anderson Guerreiro

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes