Prefeitura inicia processo de topografia para regularização do entorno do Parque Chico Mendes

25/10/2021 17:14
Cindy Vitali/SMHARF PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Secretário André Machado conversou com moradores nesta segunda-feira

Na tarde desta segunda-feira, 25, um encontro com os moradores do Parque Chico Mendes, no bairro Mario Quintana, marcou o início dos trabalhos de topografia na comunidade. Esses dados são necessários para definir as áreas que podem ser regularizadas e as famílias que poderão ser reassentadas.

O processo de regularização e reassentamento do entorno Parque Chico Mendes, que foi inaugurado em 1992 e tem 25,2 hectares, se deve ao fato de muitas moradias estarem irregularmente no território pertencente ao parque, mas também há casas que foram construídas em locais considerados de risco. Os estudos topográficos na área, uma demanda prioritária do Orçamento Participativo, fazem parte do início Regularização Fundiária Urbana (REURB). Este trabalho é sempre realizado em parceria com os moradores.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, em reunião com os moradores no Bar da Marlene, na Rua 1, comentou que o processo é lento, mas que o primeiro passo foi dado. “Precisamos ordenar esse espaço para que vocês consigam viver melhor nessa região. A partir do estudo topográfico, vamos conseguir fazer a regularização fundiária e garantir que cada morador tenha a tão sonhada casa própria no seu nome,” ressaltou o secretário.

Atualmente, 136 famílias estão cadastradas no sistema do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), cujas residências ficam nessas áreas irregulares. Dessas, 80 famílias já se mudaram para o Loteamento Irmãos Maristas.

Durante o encontro foram apresentados os dois topógrafos da Machado Engenharia que atuarão na comunidade. A empresa foi contratada por meio de processo licitatório. A reunião teve a presença de técnicos do Demhab, da Subprefeitura Leste e de lideranças comunitárias.

 

Cindy Vitali

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes