Prefeitura realiza alinhamento para próximas ações no Morro da Cruz
Na manhã desta quinta-feira, 14, diversos órgãos da prefeitura se reuniram com a Comissão de Moradores do Morro da Cruz para alinhar todas as entregas que já foram realizadas na comunidade e prospectar as próximas ações. O encontro aconteceu no auditório do Departamento Municipal de Habitação (Demhab).
O levantamento das equipes do Demhab , Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) indica que já foram entregues à população 28 mil tijolos, 182 caixas d’água, 2.627 sacos de areia, 292 sacos de cimento e 1.460 pedras de alicerce. Uma das pautas debatidas na reunião foi a elaboração de um cronograma para organizar as próximas entregas. O material será feito pelo Demhab e pelo Dmae e, assim que finalizados, será levado para avaliação da Comissão de Moradores.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, ressaltou que a previsão é atender todas as famílias cadastradas em até 60 dias. “Nossas equipes realizam diariamente a entrega dos materiais no Morro da Cruz. Temos o compromisso de entregar as 397 caixas d’água para famílias que foram cadastradas por agentes comunitários do Demhab. Queremos vencer essa etapa, aprender com ela e seguir ajudando outras comunidades que também precisam do nosso olhar,” ressaltou Machado na reunião.
De acordo com diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, o departamento está realizando o levantamento das ruas para avaliar a existência da rede formal, e após isso, será contabilizado o número final das famílias que serão atendidas pela ação dos reservatórios. “Além das melhorias do sistema que abastece a região, o Dmae está finalizando a instalação de três reservatórios que totalizam 50 mil litros, mais um reforço para abastecer as residências da parte alta,” destacou o diretor.
Abastecimento de água - Desde o dia 18 de fevereiro, a prefeitura está no Morro da Cruz trabalhando para melhorar o abastecimento de água para a população. Para possibilitar a implementação de ações mais ágeis e eficazes, foi assinado pelo prefeito Sebastião Melo um decreto de emergência para a região no dia 10 de fevereiro. Também foi criada uma comissão, representada por uma força-tarefa da prefeitura, parceiros voluntários (como o Senge-RS e Sinduscon-RS) e moradores.
Participaram da reunião as vereadoras Bruna Rodrigues e Cintia Rockenbach; representantes da Subprefeitura da Região Partenon; Luana Coelho, Alexsandro Souza e servidores do Demhab e Dmae.
Gilmar Martins