Secretários visitam área da nova creche do Loteamento Irmãos Maristas

05/02/2021 16:43
Alex Rocha/PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
No local existe uma estrutura bastante deteriorada que sofre com a ação de vândalos e do tempo

A área onde ficará a futura creche do Loteamento Irmãos Maristas, na Zona Norte de Porto Alegre, foi visitada na manhã desta sexta-feira, 5, pelos secretários de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, e de Educação, Janaina Audino. No local existe uma estrutura bastante deteriorada, de uma construção feita antes da existência do loteamento, e que sofre com a ação de vândalos e do tempo.

Segundo o secretário André Machado, há um compromisso do município em entregar equipamentos públicos à comunidade do Irmãos Maristas. A estimativa é que entre 4 e 5 mil pessoas ocupem os 1.298 imóveis ao fim do processo de transferência de famílias para o local. “A creche, hoje, é a principal demanda daqueles que já moram no loteamento. Estamos trabalhando junto com a SMED e com a Fraport para que ela se torne realidade e com a maior capacidade que conseguirmos”, destacou o secretário.

O projeto original da creche previa atendimento a 120 crianças de 0 a 5 anos, mas a prefeitura estuda a possibilidade de aumentar o número de vagas. De acordo com a secretária Janaina Audino, o trabalho integrado busca atender as famílias e, em especial, as crianças. “Essa é uma das nossas prioridades, no governo. Temos uma demanda de oito creches que precisamos recuperar com obras que estão muito parecidos com essa do Irmãos Maristas, que foi a selecionada para iniciarmos o projeto. Teremos bastante trabalho em função de uma estrutura física muito prejudicada”, frisou Janaina. 

Neste momento, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária está em negociações com a Fraport, concessionária do Aeroporto Salgado Filho, para a construção da nova creche. Na Secretaria de Educação, os servidores envolvidos no processo estão avaliando a demanda e capacidade de atendimento.
Acompanharam a visita o Diretor-Geral Adjunto do DEMHAB, Nelson Beron, o vereador Giovane Byl, representante da construtora Direcional e lideranças do Clube de Mães do Loteamento Irmãos Maristas.

Visita ao Cesmar

Ao lado do Loteamento Irmãos Maristas fica o Centro Social Maristas (Cesmar), que há 22 anos realiza trabalhos sociais e educacionais na região. Os secretários foram recebidos pelo diretor do Cesmar, Irmão Odilmar Fachi, pelo vice-diretor Leomar Silvestre e pelo Relações Institucionais da PUCRS, professor Solimar Amaro. Na pauta, a atuação do Cesmar junto às famílias do novo loteamento.

Anderson Guerreiro

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes