Infraestrutura e Mobilidade Urbana

Começam as obras para nova estação de ônibus na Sertório

20/03/2020 08:25
Alex Rocha/PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Obras são parte da revitalização do corredor da avenida Sertório

Começam nesta sexta-feira, 20, as obras da nova estação de ônibus Rótula dos Gaúchos, entre as avenidas dos Gaúchos e Sertório, no bairro Sarandi, Zona Norte. As obras são parte da revitalização do corredor da avenida Sertório, que vem sendo executada pelo Grupo BIG como compensação ao município pela construção do complexo comercial que envolve o Hipermercado BIG, o Sam’s Club e centro de distribuição do grupo.

O projeto de revitalização, com intervenções iniciadas em janeiro e investimento previsto de R$ 7,7 milhões, prevê melhorias nos 7 quilômetros do corredor de ônibus, com execução de alargamento da via, adequações viárias nas cinco estações, a execução de 19 cruzamentos, 18 paradas seguras, e melhorias na rede de drenagem. Além da estação Rótula dos Gaúchos, será revitalizada ainda a do BIG Sertório. Ambas receberão remanejo arbóreo, posteamento da rede de iluminação e adequação da rede de esgoto. 

“Trata-se de mais uma grande parceria entre prefeitura e o setor privado que entregará aos porto-alegrenses um corredor totalmente revitalizado”, afirma o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen. “Serão executadas ainda adequações semafóricas, instalação de controladores de velocidade, nova sinalização, e a execução de rampas e rebaixos de acessibilidade”, conclui.

Na primeira etapa, serão realizados os serviços de estaqueamento para isolamento da área, com colocação de tapumes. Em seguida, serão executadas as escavações para colocação de tubulações de rede elétrica e de esgoto, bem como fundações e intervenções das estruturas da estação.

As obras são resultado de uma medida compensatória assinada pela prefeitura e o grupo BIG, que incluiu duas ações de compensação. A medida foi definida pela alteração do empreendimento do grupo na Capital, que passou de varejo para atacado causando maior impacto para a região em que está localizado.  A revitalização do corredor da avenida Sertório já tem 10% dos trabalhos executados e a previsão de conclusão é para julho de 2020. A primeira ação de compensação, já executada, tratava da pavimentação de 3km da avenida Dona Alzira, nas proximidades do complexo Sertório, concluída em 2013.

 

Orlando Moraes

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes