EPTC faz ação de conscientização sobre acidentes de trânsito
Com a simulação de resgate de feridos, macas e procedimentos básicos de socorro para lembrar as vítimas em acidentes de trânsito, a Prefeitura de Porto Alegre, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou nesta quarta-feira, 7, uma ação educativa com alunos do Ensino Médio do Colégio São Judas Tadeu, na zona Norte da Capital.
Os estudantes do 1º e 3º ano participaram de atividade da Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) da EPTC, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e a Cruz Vermelha, com o objetivo de colocar os jovens na situação do acidentado, para alertar sobre os riscos do comportamento inseguro no trânsito. Conforme a agente da Coordenação de Educação para Mobilidade, Tatiana Fontoura, a ação de conscientização provoca a reflexão sobre o comportamento coletivo no trânsito. “Nosso objetivo é reforçar junto aos alunos que todas as ações que praticamos podem gerar um risco para nós”, comenta.
Para a professora de redação e língua portuguesa, Adriane Strey, que participou de todas as edições do Prêmio de Educação para o Trânsito da EPTC, a escola tem o dever de zelar ativamente pela segurança dos jovens, pois algumas vezes até mesmo os pais dão exemplos errados. “Cabe a nós, professores, trazer situações adequadas para fazer com que eles mudem. Se eu conseguir mudar a concepção de apenas um ou dois alunos, certamente já vamos ter um resultado muito positivo futuramente. Somente com educação é possível mudar”, afirma a educadora.
Karen Ziege, coordenadora da filial gaúcha da Cruz Vermelha Brasileira, instituição humanitária presente em 192 países, apresentou o Projeto SOS Infância que atende grande número de crianças em escolas e suas residências na prevenção de acidentes que podem ser evitados. ’É importante trabalhar os primeiros socorros na educação e expor as situações de risco que os alunos encontram no seu dia a dia”, diz Karen, que também é enfermeira do Samu.
Também foram destacadas a importância da conduta do pedestre, ao respeitar a sinalização viária, os riscos do uso de celular ao volante e a importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro dos veículos.
A agente de fiscalização da EPTC, Kátia da Cruz dos Santos, que foi vítima de atropelamento por um ônibus, em março de 2013, considera fundamental a possibilidade de relatar as dificuldades que sofreu após longo afastamento e nove cirurgias. “As pessoas precisam ter consciência de que essas coisas realmente podem acontecer a qualquer um, em uma fração de segundos. E também passar a visão de que mesmo assim, não está tudo perdido. Com força de vontade, apoio da família e dos amigos, com o tempo e paciência, a gente consegue se recuperar”, observa a agente.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será lembrado em 18 de novembro através da mobilização conjunta entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e os governos de diversos países em atividades de conscientização.
Em 2017 foram gastos R$ 56 bilhões em ocorrências nas ruas e estradas do país. Trinta e sete mil pessoas perderam a vida em acidentes no ano passado.
Em Porto Alegre, apesar do menor índice de mortes em 20 anos na Capital e uma redução de 20% com relação ao ano anterior, são mantidas ações constantes para diminuir esses números.
Outras atividades que serão realizadas no mês de novembro:
Viagem Segura 14/11 – agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) e o Lions Club, falam aos passageiros dos ônibus da Rodoviária sobre a importância do uso do cinto de segurança.
Circuito Urbano, 18/11 - Para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, 18 de novembro, será criado um Circuito Urbano para alertar sobre os principais riscos de acidentes. Serão feitas demonstrações sobre a falta de atenção provocada pelo uso do celular ao dirigir, alertas com relação ao respeito do espaço do ciclista e a situação inversa - com a demonstração dos pontos cegos do ônibus (onde o ciclista deve evitar circular), entre outras atividades.
Seminário Boas Práticas Famurs, 21/11 - Seminário onde serão apresentadas boas práticas em gestão de trânsito de diversos municípios do RS, no dia 21, durante todo o dia, no auditório da Famurs. Atividade em parceria com a Famurs, Detran-RS e Cetran.
Sinalização Salva Vidas, previstas para 28/11 - Ação educativa da Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) e Gerencia do Mobiliário e Sinalização Viária (GMSV) para alertar sobre a importância da sinalização para segurança no trânsito e também para os gastos com a reposição de materiais que necessitam ser substituídos em razão de vandalismo.
Gilmar Martins