Obra da trincheira da Cristóvão Colombo atinge 93% de execução

10/07/2020 14:10
Anselmo Cunha/PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Serviços da etapa final tiveram início em 30 de abril

A obra da trincheira da avenida Cristóvão Colombo está com 93% de execução. Os serviços da etapa final, viabilizados após nova licitação, foram iniciados em 30 de abril com o fechamento do local ao trânsito de veículos. Em pouco mais de dois meses, a empresa contratada executou cerca de 30% do total previsto para entregar a melhoria viária. O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), Marcelo Gazen, esteve no local nesta sexta-feira, 10, em vistoria técnica para verificar o andamento dos trabalhos.

No momento, estão sendo feitas a instalação das barreiras new jerseys, terraplenagem e pavimentação para o alargamento da Cristóvão na quadra entre as ruas Honório Silveira Dias e Luzitana, drenagem, muro de contenção na esquina da Luzitana e colocação de guarda-corpos metálicos e pintura antipichação. O prazo contratual de conclusão é até novembro. “Com os pagamentos à empresa executora todos em dia, o andamento da obra é pleno e o cronograma tem possibilidade de ser cumprido até antes do prazo contratual, caso haja condições de seguir nesse ritmo”, explica Gazen. O valor investido até o momento é de R$ 724.409,29.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a prefeitura manteve as obras públicas, com recursos gravados de financiamentos. “O nosso objetivo é buscar manter os investimentos, preservar os empregos do setor. Com todos os cuidados necessários, as obras públicas avançam, pois há redução do tráfego de veículos de cerca de 29% na cidade. Estamos preparando Porto Alegre para que, quando tudo voltar ao normal, possamos encontrá-la muito mais bonita e atrativa”, destaca o secretário.

Última etapa - A ordem de início da etapa final da obra foi assinada em 4 de março. Após a licitação, foi definido o consórcio Dobil e DW Engenharia (DDS) para executar os cerca de 10% remanescentes. O investimento para finalizá-la é de R$ 2.480.554,99, com recursos provenientes de financiamento com a Caixa Econômica Federal e com o Banrisul. Já foram executados o esgoto cloacal e pluvial, a pavimentação dos desvios, as intervenções na vegetação, as alças de acesso no lado Centro, a passagem inferior e superior, a implantação de redes de água, a iluminação pública e a sinalização viária parcial.

Histórico - O primeiro contrato para os serviços foi assinado em 2012. Os trabalhos começaram em 2013, mas foram paralisados em 2017 por problemas no consórcio. As empresas classificadas em segundo e terceiro lugares não tiveram interesse em continuar. A partir de então, foi iniciado levantamento de serviços necessários para conclusão, para que fosse elaborado orçamento para nova licitação. Essa seria a segunda tentativa de contratação nesta gestão. Em junho de 2019, foi lançado o primeiro edital, porém não houve interessados. Com isso, teve início novo trabalho de revisão de todos os preços e, em novembro de 2019, foi feita nova licitação.

Em paralelo ao processo licitatório, com a mobilização da prefeitura - que colaborou com maquinário, equipamentos e mão de obra, e de moradores e empresários da região, que fizeram doação de materiais, foi concluída em maio de 2019 a alça de acesso Norte/bairro. A liberação do trânsito no interior da trincheira, no trecho que permite o fluxo pela avenida Cristóvão Colombo, entre a Plínio Brasil Milano e a Benjamin Constant, ocorreu em março de 2019.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Isabel Lermen

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes