Mobilidade: Prefeitura anuncia incremento de 300 viagens no transporte coletivo

29/06/2023 17:02
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Ônibus elétrico pode ser testado em ruas da Capital nos próximos meses

Nesta quinta-feira, 29, começou o 4º Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e a XII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking Qualiônibus. O evento, que iniciou no Instituto Caldeira, segue nesta sexta-feira, 30, no Hotel Master.

O prefeito Sebastião Melo participou da abertura e reforçou a necessidade de tornar o transporte coletivo sustentável em nível nacional e os esforços da prefeitura para entregar um serviço melhor e com passagem mais justa à população.

"Está na hora do Brasil criar um marco regulatório para que a situação não seja apenas um compromisso dos municípios. Temos que lutar pela construção do 'SUS' do transporte público, deixando clara a divisão de responsabilidades entre estados e União. Enquanto isso não chega, precisamos buscar formas de modernizar o sistema e diminuir os custos para que o cidadão das áreas periféricas, que hoje banca o serviço, possa ir e vir com dignidade" – Prefeito Sebastião Melo.

Também estiveram presentes autoridades na área da mobilidade urbana de prefeituras, a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) e a Secretaria Nacional de Mobilidade ligada ao Ministério das Cidades. “Trabalhamos numa modelagem para um novo aporte de recursos que possa trazer uma visão complementar importante, com contrapartidas que possam trazer benefícios sociais e para os usuários que já utilizam o transporte público no país”, disse Denis Andia, da Secretaria Nacional de Mobilidade.

A diretora de Eletromobilidade Global do WRI, Cristina Albuquerque, reforçou a importância do evento. “Iniciativas como esta são essenciais para reunir cidades e juntas trocarem experiências e buscarem soluções em prol da melhoria da qualidade do transporte coletivo”.

Mais transporte – O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, apresentou os resultados do programa Mais Transporte e as iniciativas da prefeitura para qualificar a mobilidade urbana em Porto Alegre. Castro Júnior anunciou que, no mês de julho, o sistema de transporte da Capital terá um incremento de cerca de 300 viagens com a ampliação da frota em 56 carros.

“Nossas equipes fazem a análise da oferta e da demanda diariamente, com foco em oferecer um serviço de qualidade. Nesta etapa do Mais transporte, todas as regiões serão beneficiadas. Na região Sul, por exemplo, haverá incremento em 23 linhas. O mesmo ocorrerá com a 353, que atende Pucrs e Ufrgs”, disse Castro Júnior.

Ônibus elétrico - Os participantes do evento embarcaram no ônibus elétrico disponibilizado pela Marcopolo para conhecer a estrutura do aeromóvel, no Aeroporto Salgado Filho, e o Terminal Triângulo. O modelo é um dos que pode ser testado em Porto Alegre nos próximos meses, mediante projeto-piloto que está em desenvolvimento na Secretaria de Mobilidade Urbana.

No Triângulo, os visitantes conheceram o projeto que disponibiliza, em tempo real, informações sobre os horários de ônibus. No local, foi colocado um painel de LED de dois metros, o qual recebe comunicação direta do sistema de GPS com dados dos veículos que se aproximam do terminal. Neste período de testes, são mostrados os horários tanto das chegadas quanto daqueles que estão encerrando as suas viagens, quanto de partidas.

Programação - Nesta sexta-feira, a partir das 8h45, o evento seguirá no Hotel Master (Carlos Gomes, 565) com duas reuniões paralelas. No Fórum, dirigentes gaúchos de mobilidade conhecerão projetos de segurança viária desenvolvidos em Porto Alegre, de eletromobilidade (Cascavel, PR) e as iniciativas de transporte público de Novo Hamburgo. Na reunião do benchmarking, serão apresentados o projeto de qualidade do transporte de Porto Alegre, entre outras ações.
 

Aline Rimolo

Cristiano Vieira