Prefeitura abre novo edital de credenciamento de bicicletas compartilhadas

02/12/2021 16:51

A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), lançou nesta quinta-feira, 2, o novo edital de credenciamento da operação dos serviços de bicicletas compartilhadas. Nesse modelo de credenciamento, será permitido que diversas empresas possam prestar o serviço, desde que cumpram com os requisitos. A ideia é que os porto-alegrenses possam contar, a partir de 2022, também com bicicletas elétricas e infantis, disponibilizadas em novas estações, abrangendo mais áreas da cidade, com um  número maior de bicicletas.

O chamamento público prevê instalação, manutenção e operação, por meio de plataforma tecnológica, com estação fixa. A primeira chamada acontecerá até as 18h do dia 5 de janeiro de 2022. Os interessados poderão enviar eletronicamente a documentação para a Unidade Permanente de Licitações da Diretoria de Licitações e Contratos (UPL-DLC) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, através do e-mail: licitacoes@portoalegre.rs.gov.br.

O sistema deverá possibilitar ao usuário a devolução da bicicleta na mesma estação onde a retirou ou em qualquer outra estação da mesma credenciada, desde que haja uma vaga livre. Deverá  operar todos os dias da semana, de forma ininterrupta, no horário compreendido, no mínimo, entre as 6h e 22h.

Para o secretário-adjunto da SMMU, Matheus Ayres, o novo edital trará grandes benefícios para a população. “Entendemos que quanto mais empresas disponibilizarem as bicicletas compartilhadas teremos um serviço melhor e mais moderno. Quem vai ganhar será o porto-alegrense. Teremos mais estações espalhadas pela cidade, mais bicicletas e, consequentemente, maiores possibilidades de se deslocar”, explicou Matheus.

Julianna Uzejka

Gilmar Martins