Prefeitura implanta projeto de sinalização Espaços Mais Alegres no bairro Mário Quintana

21/12/2023 16:25
Gustavo Roth/EPTC PMPA
MOBILIDADE URBANA
Melhorias visam a promover a cidadania e aumentar a segurança na rua Dr. Salvador Célia

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) finalizaram, nesta quarta-feira, 21, a nova sinalização do projeto Espaços Mais Alegres, no Loteamento Timbaúva 3 e na comunidade do Recanto do Sabiá, no bairro Mário Quintana. O projeto, que busca soluções de desenho urbano para priorizar a mobilidade humana e oferecer uma experiência mais segura e democrática para todos, foi implantado na rua Dr. Salvador Célia, conhecida como “a rua Larga”. As melhorias visam a desenvolver a sensação de pertencimento aos moradores e aumentar a segurança viária no trecho. (fotos)

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, vistoriou o projeto acompanhado de técnicos da SMMU e colaboradores da EPTC. “É gratificante ver o envolvimento da comunidade nesta entrega em que participaram diversos profissionais e setores da prefeitura. Uma rua que já era ampla e pavimentada, mas mal utilizada, agora está linda, embelezada e será melhor aproveitada pelos moradores. A proposta dos Espaços Mais Alegres é justamente esta: trazer a comunidade para, juntos, melhorar o entorno, a segurança e a vida das pessoas”, destaca Castro Júnior.

“A entrega partiu de uma provocação do prefeito Sebastião Melo para que levássemos intervenções de urbanismo tático para as regiões mais afastadas do Centro, como por exemplo, as comunidades, que mais necessitam destas infraestruturas. Conversamos com a população local e por isso estamos aqui para entregar ao Mário Quintana esta grande intervenção de urbanismo tático, para dar mais segurança, vida e alegria”, destaca Matheus Ayres, secretário adjunto de Mobilidade Urbana.

Gustavo Roth/EPTC PMPA
MOBILIDADE URBANA
Área qualificada pode agora ser utilizada pela comunidade para lazer e descanso

A área qualificada pode agora ser utilizada pela comunidade para o lazer e o descanso. A rua, que possui 21 metros de largura, permanece com duplo sentido e estacionamento nos dois lados da via. Em maio o projeto foi apresentado e aprovado pela própria comunidade, na Zona Norte da Capital. A rua Salvador Célia foi escolhida por ter as características adequadas (via larga, asfaltada, pouco tráfego), estar em uma comunidade com poucas áreas de convivência. As próximas ruas a receber o projeto Espaços Mais Alegres estão na Vila Asa Branca e no bairro Santa Rosa de Lima.

“Esta é a primeira comunidade a receber a intervenção. O objetivo é transformar as ruas em um espaço que promova a cidadania e a segurança viária, ao disciplinar a circulação de veículos com melhoria da autoestima das comunidades e a requalificação de espaços urbanos”, conclui o secretário de Mobilidade Urbana.

O que foi implantado:

•Sinalização horizontal para disciplinamento do trânsito (546 metros quadrados);

•Colocação de moderadores de velocidade;

•Implantação de faixas para pedestre;

•Qualificação do espaço público com pinturas lúdicas;

•Colocação de mobiliário (floreiras e bancos);

•Pintura colorida de embelezamento da região: 1.400 metros quadrados;

Plano de Segurança - O projeto integra o Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS), lançado em dezembro do ano passado e que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. O plano segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030. Também demonstra o compromisso da Prefeitura de Porto Alegre com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) em salvar vidas e reduzir a quantidade de feridos graves no trânsito da capital gaúcha.

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins