Secretário de Mobilidade conhece projeto de ônibus elétrico da Marcopolo

24/05/2022 18:00

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, acompanhado de diretores da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da SMMU, visitou nesta terça-feira, 24, a Fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul. Na visita, a equipe conheceu as novas tecnologias produzidas pela empresa para os ônibus e também vistoriaram um dos veículos que deverão integrar a frota da Capital ainda este ano. 

“Seguimos ampliando nossa rede de atendimento, como medida imediata para a melhoria do transporte público, mas também trabalhamos com o foco no futuro do sistema na busca de alternativas que tragam qualidade, menor emissão de gases e mais sustentabilidade. Além da Marcopolo, vamos visitar outros projetos para definir o melhor modelo para Porto Alegre”, destaca o secretário.

Além de conhecer o projeto, os gestores visitaram as plantas de Ana Rech, onde há veiculos elétricos, e a Ciferal, local em que é feita a produção dos carros urbanos e onde verificaram um dos mais de 70 ônibus novos que serão substituídos na frota da Capital. 

“Este procedimento é importante, pois através das observações que fazemos para esta primeira linha produzida é possível melhorar e garantir a qualidade dos ônibus que vão ingressar na frota ao longo de 2022”, explica o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. 

Acompanharam a visita a diretora geral da SMMU, Maria Cristina Ladeira Molina, o diretor de transporte da EPTC, Flávio Caldasso, o gerente de Fiscalização de Transporte, Luciano Souto, e o chefe de vistoria veicular, Almir Raupp. 

Líder - Fundada em 1949, a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e está posicionada entre as maiores fabricantes do mundo. Atua voltada para o desenvolvimento de soluções para o futuro da mobilidade. O projeto de ônibus elétrico começou em 2018 na Marcopolo com a realização de estudos. A empresa já produziu 370 veículos elétricos e híbridos que rodam em diversos países.

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes