Artigo: Um novo modelo de gestão para um patrimônio centenário

24/07/2025 08:18

Inaugurada em 1928, a Usina do Gasômetro inicia uma nova fase buscando ser mais ativa e vibrante próxima do seu centenário. Com o intuito de potencializar um cartão-postal emblemático de Porto Alegre, a prefeitura estruturou uma parceria público-privada para a gestão e manutenção do complexo cultural.

O projeto prevê cerca de R$ 100 milhões em investimentos ao longo de duas décadas e irá implementar novos espaços no Gasômetro, incluindo cinema, teatro, salas de apresentações artísticas, hub de economia criativa, restaurante e cafeteria. O prédio receberá melhorias de infraestrutura e segurança. Será possível manter o local aberto durante todo o ano, com acesso gratuito a diversas áreas e com mais de uma centena de datas reservadas para eventos culturais organizados pela prefeitura.

É imprescindível destacar que a PPP preserva a essência da Usina, estabelecendo que a concessionária obtenha renda por meio de atividades relacionadas à produção cultural. Trata-se de uma parceria idealizada para garantir a gestão eficiente do complexo, com mecanismos de fiscalização e controle bem definidos pelo município.

Desde o fechamento para reformas até a reabertura parcial, a prefeitura destinou R$ 25,9 milhões para as obras de revitalização na Usina, cuja infraestrutura vinha sendo castigada pela implacável passagem do tempo. Apesar desse esforço, é preciso reconhecer que o município esbarra em limitações financeiras para gerir um patrimônio tão dispendioso e, ao mesmo tempo, tão relevante.

O prefeito Sebastião Melo é um defensor da ideia de que o cidadão busca serviços bem prestados e de qualidade, independentemente se forem geridos pelo poder público ou não. A concessão será fundamental para devolver protagonismo à Usina do Gasômetro, fomentando a economia local, estimulando a cena cultural gaúcha e promovendo o acesso ao lazer à população.

Apostando nas parcerias, Porto Alegre dá mais um passo importante para revigorar um ícone histórico e fortalecer a vocação turística da Orla do Guaíba.

Giuseppe Riesgo
Secretário Municipal de Parcerias

Artigo publicado na edição de 24 de julho de 2025 no Correio do Povo

 

 

Cristiano Vieira