Empresas poderão instalar comércios nos Viadutos Imperatriz Leopoldina e Tiradentes
A Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) publicou os editais de adoção dos Viadutos Imperatriz Leopoldina e Tiradentes, ambos localizados na região central da Capital. O objetivo da ação é revitalizar os espaços públicos por meio de parcerias com cidadãos, empresas ou organizações da sociedade civil, permitindo que os adotantes instalem comércios e serviços em troca de cuidados de manutenção. Os documentos estão disponÃveis no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta segunda-feira, 29.
"A abertura simultânea dos editais faz parte de um esforço da prefeitura para transformar os viadutos em lugares bem-cuidados, seguros e organizados. Através da adoção, o cidadão não precisa pagar aluguel para instalar o seu negócio. O compromisso que nós exigimos é o zelo com a cidade", explica o secretário de Parcerias, Giuseppe Riesgo.
Interessados devem enviar proposta para o e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br até o dia 29 de outubro ou entregar presencialmente na Secretaria de Parcerias (rua General João Manoel, 157, 13° andar).
Imperatriz Leopoldina - Popularmente conhecido como Viaduto do Brooklyn, está situado no cruzamento das avenidas Loureiro da Silva e João Pessoa, no Centro Histórico. O edital possibilita a implementação de até quatro empreendimentos, como, por exemplo, contêineres, quiosques ou decks. Também é permitida a adoção para atividades sem fins lucrativos. Em troca, os adotantes devem garantir a manutenção adequada do local, principalmente no que se refere à limpeza e paisagismo.
Três áreas se encontram abaixo do viaduto, enquanto um ponto está localizado junto à Praça Nelço Sangoi, no entorno da via (veja imagem). A adoção é válida pelo prazo de quatro anos, podendo ser renovada por mais quatro, em caso de interesse mútuo.
Tiradentes - Situado no cruzamento da avenida Protásio Alves com a rua Silva Só, no bairro Santa CecÃlia, poderá receber até duas operações comerciais ou ocupação sem fins econômicos. Como contrapartida, os adotantes serão responsáveis pelo embelezamento e preservação do espaço.
Um dos trechos fica sob o viaduto, enquanto o outro está localizado na Praça Moranense, em frente à elevada (veja imagem). A adoção é válida por quatro anos, e pode ser renovada pelo mesmo perÃodo.
Propostas - Para participar, é necessário um projeto que atenda aos requisitos dos editais, entre eles, a entrega de um plano de trabalho e cronograma de implantação. O municÃpio irá avaliar as propostas levando em consideração os seguintes critérios: viabilidade técnica e financeira; impacto social e urbanÃstico; celeridade na execução; comprometimento com a conservação do espaço público; grau de inovação; experiências anteriores do proponente.
Conceição - Encerrou-se na última quinta-feira, 25, o prazo para envio de propostas de adoção do Viaduto da Conceição, no Centro Histórico. A partir de agora, uma comissão julgadora irá avaliar os projetos, de acordo com os critérios de pontuação estabelecidos em edital. Após a classificação final, os candidatos selecionados serão convocados para assinar os termos de adoção.
Lissandra Mendonça

