Entrega do Sítio do Laçador revitalizado completa um ano nesta sexta
Monumento histórico que representa o gaúcho pilchado, o Laçador ocupa lugar de destaque no espaço revitalizado que completou um ano nesta sexta-feira, 1º. A estátua, localizada na avenida dos Estados próximo ao aeroporto, é visível a todas as pessoas que chegam a Porto Alegre pela BR-116 e atrai centenas de visitantes e turistas.
A recuperação do Sítio do Laçador foi viabilizada por meio de parceria entre a prefeitura e parceiros privados e incluiu a restauração da estátua e o embelezamento e modernização do entorno. “Parceiros privados auxiliam e são fundamentais para promover transformações. Por meio da colaboração para cuidar dos espaços públicos, como este grande símbolo da capital gaúcha, conseguimos recuperá-los e proporcionar lugares mais bonitos, seguros e adequados para a população”, destaca a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.
O espaço, adotado pelo consórcio Metrooh, recebeu limpeza, pintura, jardinagem e instalação de bandeiras do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, e também conta com iluminação especial. Para os visitantes, está disponível uma banca de venda de comida, bebidas e souvenirs. As empresas Gerdau e Sulgás, além do Sinduscon-RS, foram parceiros no projeto. "Esta entrega fecha um ciclo de preservação, cuidado e atenção ao nosso patrimônio histórico no momento em que foi recuperado. É um símbolo da cultura gaúcha, no mesmo diapasão de outros monumentos da cidade de Porto Alegre," disse o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura.
Desde sua adoção, o Sítio do Laçador tem passado por cuidados periódicos que refletem o comprometimento da comunidade em mantê-lo em excelentes condições. A cada 15 dias, uma equipe dedicada realiza atividades de limpeza, poda e jardinagem, assegurando que o espaço permaneça agradável e convidativo para os visitantes e turistas que chegam à nossa cidade.
"Este marco de um ano de adoção do Sítio do Laçador é um testemunho inspirador da dedicação de nossa comunidade em preservar e valorizar nossos patrimônios locais. Através do trabalho árduo e compromisso contínuo, estamos construindo um ambiente que reflete nosso amor pela história e cultura gaúcha”, afirma Cássio Mensch, CEO da Metrooh, adotante responsável pelos cuidados no espaço.
História - O Laçador é um dos principais ícones da tradição. A representação em escultura do gaúcho pilchado foi definida por lei municipal como símbolo oficial de Porto Alegre em 1992. Concebida pelo artista plástico Antônio Caringi, a escultura foi tombada como patrimônio histórico de Porto Alegre em 2001.
A obra foi inaugurada em 20 de setembro de 1958, data da Revolução Farroupilha, no Largo do Bombeiro. Após 48 anos no local original, na avenida dos Estados, no bairro São João, a estátua foi transferida no dia 11 de março de 2007 para o Sítio do Laçador, em frente ao primeiro terminal do Aeroporto Salgado Filho.
O motivo para a transferência foi a construção do viaduto Leonel Brizola. Para se inspirar na figura humana de um gaúcho autêntico como modelo, Caringi contou com o modelo Paixão Côrtes, que na época era um jovem tradicionalista e apaixonado pela cultura rio-grandense e gauchesca, e posou para o artista com trajes típicos.
Andrea Brasil