Orla do Guaíba é referência para projeto urbanístico do governo chileno

26/11/2022 08:22
Alex Rocha/PMPA
SECRETARIA 250 ANOS POA
Iniciativa porto-alegrense será uma das referências internacionais para a elaboração de projeto urbanístico chileno

O revitalização da Orla do Guaíba será um dos cases de referência para o projeto "Costanera Sur de San Pedro de la Paz", desenvolvido pelo Ministério de Obras Públicas (MOP) do Chile. Uma comitiva composta por especialistas na área de desenvolvimento urbano do governo chileno visitou Porto Alegre e esteve reunida, nesta sexta-feira, 25, com os técnicos do programa de financiamento OrlaPOA, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE).

No encontro, a equipe da SMPAE detalhou todas as etapas do programa Orla POA, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A iniciativa, que ressignificou as áreas próximas ao Guaíba, teve como pilares a organicidade e a requalificação de espaços urbanos por meio de projetos voltados ao esporte e ao lazer, à acessibilidade universal e à melhoria da mobilidade urbana na faixa territorial que liga o Centro Histórico à zona Sul da Capital. Após a apresentação do projeto, a comitiva realizou uma visita de campo, onde pode conhecer as obras realizadas e tirar dúvidas junto aos arquitetos da SMPAE.

“Existem projetos que possuem reconhecimento acadêmico, há aqueles que são saudados pelo mercado e ainda os que são abraçados pela comunidade. A revitalização da Orla é um exemplo de ação do poder público que foi bem recebida por todos esses setores. Um projeto que contou com aporte significativo de recursos e que mudou para melhor uma região inteira da cidade”, afirmou Luiz Corrêa Noronha, diretor de Captação de Recursos e Programas de Financiamentos da SMPAE.

O "Costanera Sur de San Pedro de la Paz" pretende resolver problemas de mobilidade, estabelecendo a conexão entre diferentes rotas e implantando soluções urbanísticas que agreguem funcionalidade, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico. O projeto, atualmente em fase de planejamento, contempla um percurso de sete quilômetros que margeará o rio Biobío, tornando mais fluido o deslocamento viário no setor norte da comuna de San Pedro de La Paz, localizada na província de Concepción.

Juan Ignacio Rivera, chefe da Direção de Estradas do MOP, afirmou que são muitos os pontos em comum entre a revitalização da Orla do Guaíba e o que se pretende no projeto chileno, tanto no ponto de vista técnico quanto no social. Para ele, destacam-se a forma como a população utiliza os espaços públicos, as soluções viárias e os critérios relacionados à questão ambiental. “Existe alto grau de compatibilidade com o nosso projeto. Temos uma orla que queremos recuperar, temos parques que precisam ser revitalizados e temos a questão da mobilidade, que precisa ser trabalhada. Essa troca de experiências é muito importante no atual estágio em que nos encontramos”, frisou.

Acompanhou a comitiva o cônsul geral do Chile em Porto Alegre, Aldo Giovanni Famolaro Beytía, que reforçou a importância da revitalização da Orla do Guaíba como uma referência para o projeto chileno. “Elegemos o projeto da Orla como um dos exemplos internacionais que nos chamou atenção em virtude das suas características. O Brasil apresenta soluções para praticamente qualquer tipo de desafio, o que possibilita esse intercâmbio. Nesse sentido, o entrosamento entre os nossos técnicos será muito benéfico para a construção daquilo que pretendemos”, salientou.

 

Claiton Silva

Gilmar Martins