Prefeitura debate a recuperação do Centro Histórico em reunião-almoço do Sindilojas

18/05/2021 16:19
Mariana Lubke/Sindilojas POA
PLANEJAMENTO E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
Schirmer destacou que as ações devem começar pela área da segurança pública

O secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, foi o convidado da reunião-almoço promovida pelo Sindilojas Porto Alegre nesta terça-feira, 18. O encontro debateu as ações da prefeitura visando à recuperação do Centro Histórico, projeto que está sob a coordenação da secretaria.

Schirmer apresentou o projeto que tem sido formatado junto a toda administração municipal e representantes da sociedade civil organizada. Os eixos operacionais de atuação foram detalhados, bem como um cronograma preliminar das ações em curto prazo. A proposta que vem sido formatada na SMPAE prevê cinco eixos: mobilidade urbana; segurança e fiscalização; infraestrutura e serviços; legislação e regime urbanístico; e desenvolvimento econômico, cultura e turismo. O processo é baseado na governança centralizada e na operacionalização descentralizada.

Para o secretário, as ações devem começar pela área da segurança pública. O poder público precisa mostrar a sua presença, dando ao cidadão a convicção de que se trata de um projeto prioritário para o Executivo Municipal. “Começaremos em poucas semanas. Precisamos, primeiro, tornar a região um ambiente seguro. Isso fará com que os espaços urbanos voltem a ser ocupados e com que os investimentos tenham como destino o Centro Histórico. A partir daí, daremos início a outras frentes de trabalho”, afirmou.

O presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, saudou a iniciativa da prefeitura e destacou os diversos desafios para a recuperação do Centro Histórico. No entanto, Kruse também lembrou que se trata de uma pauta que mobiliza os mais variados setores. “Existem muitos profissionais, entre eles arquitetos e engenheiros renomados, dispostos a ajudar. Se conseguirmos promover essa mudança, teremos muito a investir na região”, salientou.

Incentivo a empreendedoresOutro ponto destacado por Schirmer foi a criação do Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer do Centro Histórico de Porto Alegre. A iniciativa, ainda em fase de elaboração, terá como intuito a criação de um projeto de lei que fomente a preservação histórica e a valorização de bens patrimoniais e arquitetônicos, incentivando mais de 30 tipos de atividades de comércio, serviços, entretenimento e lazer da região.

“Ainda estamos delimitando o escopo desse projeto, mas podemos adiantar que pretendemos isentar de tributos e taxas municipais aqueles que quiserem empreender no bairro, revitalizando o casario antigo do Centro Histórico. O potencial é gigantesco, basta que o poder público ofereça as condições necessárias para a sua exploração”, garantiu.

 

Claiton Silva

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes