Estudo aponta quatro cenários para redução ou extinção de aportes à Carris
A prefeitura apresentou, nesta terça-feira, 29, o resultado parcial do estudo desenvolvido pela consultoria Valor & Foco, contratada pela administração municipal para fazer o diagnóstico da Carris. Entre os cenários possíveis, foram analisadas a privatização, a liquidação da Companhia, a manutenção da empresa como estatal no tamanho atual e a redução de suas operações, com a relicitação de parcela de suas linhas.
Em todos os cenários, aparece a aplicação de medidas transversais, entre elas a realização de uma parceria público-privada (PPP), a extinção do numerário nos ônibus e a eliminação gradual da função de cobrador, para que seja possível diminuir ou retirar os aportes feitos na Carris pela prefeitura. Em 2020, foram injetados na empresa R$ 66 milhões.
Dos quatro cenários, um deverá ser escolhido pelo Município para que tenha o seu estudo aprofundado pela Valor & Foco, conforme explica o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro. “Essa definição deverá ser tomada pela próxima gestão. O que foi mostrado hoje é um resultado parcial, e há possibilidade, se a futura administração assim entender, de fazer uma fusão dos elementos de cada um dos cenários e criar uma outra modelagem”, pontuou.
Durante a apresentação, o secretário municipal adjunto de Parcerias Estratégicas, Fernando Pimentel, detalhou cada cenário proposto e explicou que, entre as opções desenhadas pela consultoria, dois modelos mostraram-se mais eficientes. “O primeiro deles é o da privatização, tendo em vista que os prejuízos acumulados podem ser absorvidos pelo comprador da Companhia. Pode ser também uma solução mais versátil e eficiente para os funcionários celetistas. Outra alternativa é a manutenção do modelo atual, com ações transversais e a modelagem de uma parceria público-privada”, destacou.
Diagnóstico - De acordo com o estudo, a Carris tem custos 32% mais elevados do que as demais concessionárias do transporte de passageiros por ônibus e, embora tenha o maior número de usuários por quilômetro rodado, tem resultados inferiores se comparados às empresas privadas. A Companhia é responsável por aproximadamente 22% da receita tarifária no transporte público de Porto Alegre.
O estudo iniciou-se em fevereiro de 2020. Para chegar ao resultado parcial apresentado, a Valor & Foco analisou aspectos técnicos e operacionais, além da distribuição das linhas. A previsão é que o estudo seja concluído em março de 2021.
Rui Felten