Prefeitos das Praças das regiões Cristal e Centro Sul foram nomeados neste sábado

19/02/2022 15:31
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeitos de praça colaboram para manter os espaços em bom estado

O prefeito Sebastião Melo realizou neste sábado, 19, a segunda etapa da posse dos Prefeitos nas Praças, contemplando mais treze nomeados. A iniciativa conta agora com 55 prefeitos voluntários da Capital, com a missão de auxiliar o poder público nos cuidados, manutenção e preservação ambiental dos espaços. Os eventos aconteceram, nesta manhã, nas regiões Centro-Sul e Cristal, nas praças José Alexandre Záchia  (avenida Chuí) e Guia Lopes (avenida Teresópolis). Na ocasião, os gestores assinaram o Pacto de Governança e foi nomeada uma gerência-geral para as praças.

O cargo voluntário é concedido a cidadã ou ao cidadão que será responsável por cuidar dos equipamentos públicos, acompanhar os serviços de manutenção e comunicar problemas e ocorrências, para que a prefeitura ou o adotante possa realizar as intervenções necessárias. Das 685 praças de Porto Alegre, 100 foram revitalizadas em 2021 e 135 praças devem receber melhorias neste ano pela prefeitura.

Para o prefeito Sebastião Melo, o programa Prefeitos e Prefeitas nas praças está dando certo. "A prefeitura vem nos locais, recupera a praça, corta a grama, arruma os brinquedos, bota iluminação nova e o prefeito voluntário assume como gestor do local público. Isto porque, o espaço público é de todos os porto-alegrenses. Priorizar a zeladoria é uma maneira de elevar a autoestima da cidade e dos seus moradores. Hoje, temos uma novidade que vai ajudar muito nesta relação entre a prefeitura e os gestores eleitos, que é uma gerente que vai cuidar do dia-a-dia daquilo que precisa ser estas melhorias dos espaços e ficará encarregada de dar um suporte pro time, junto às subprefeituras e secretarias", explica.

"É um momento importante para ouvirmos as necessidades das comunidades, vistoriarmos as melhorias que já realizamos e firmarmos um pacto de governança. As parcerias estão no nosso DNA e vão continuar. As melhorias na cidade não vão parar. Parabéns aos prefeitos e sucesso nesta missão tão significativa", complementou o prefeito.

A nova gerente das praças, Regina Machado, ressalta que é com grande alegria que assume a responsabilidade. "Para mim é uma honra, um compromisso dado pelo prefeito Melo para melhorar a nossa cidade. Vamos cuidar e atender aos novos prefeitos com muita atenção. Iremos centralizar os pedidos e as reais necessidades em uma pessoa para conseguir atender a todas demandas", destaca.

Além da entrega do crachá e certificado aos moradores agraciados da região, foi assinado o Pacto de Governança entre a comunidade e os gestores da prefeitura, com objetivo de estabelecer a corresponsabilidade no cuidado com os espaços públicos. "Mais que um documento, o pacto representa a solidificação da corresponsabilidade entre a prefeitura e os moradores, no cuidado e na busca de melhorias nos espaços públicos da nossa  cidade", destacou o secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio.

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Neste sábado, foram nomeados 13 prefeitos em eventos nas praças José Alexandre Záchia e Guia Lopes

Para o secretário adjunto de Parcerias, Jorge Murgas, as parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade são o melhor caminho para oferecer serviços públicos de qualidade a população. "Elas possibilitam que as cidades se tornar mais eficientes, inteligentes, bem cuidadas, mais bonitas e agradáveis de se viver. A nomeação dos prefeitos de praça representam este cuidado e melhoria dos nossas praças", observa.

O diretor de Parcerias Comunitárias da Secretaria de Parcerias, Pedro Meneguzzi, explica que a iniciativa é fundamental para manter o espaço qualificado e frequentado pela população. "Queremos garantir uma melhor qualidade de vida na região destinada. É um estímulo para a sensação de pertencimento do cidadão”, reflete.

Todos os nomeados são moradores do entorno das praças e conhecidos por mobilizar os vizinhos para a qualificação dos espaços. O cargo é dado ao cidadão que adota ou tem um cuidado diferenciado com determinado espaço público. 

Conheça os prefeitos nomeados neste sábado

Praças do bairro Cristal 

  • Praça José Alexandre Záchia - Prefeito Leonardo Duarte da Silva
  • Praça Alameda Cristal - Prefeito Diogo Poncio
  • Praça Alba Carvalho de Grazi - Prefeita Thais dos Santos Pacheco
  • Praça Hípica - Prefeita Jurema Barbosa da Silveira 
  • Praça Suely Só de Castro - Prefeito Paulo André dos Santos

Praças região Centro Sul

  • Praça Hamilton Chaves - Prefeita Terezinha Salvadori Foppa
  • Praça Nestor Lopes - Prefeita Ana Cristina da Risa Marchese
  • Praça José Mariano de Freitas Beck - Prefeito Joel Francisco Soares Vieira Júnior
  • Praça Irene Elisalde Stricher - Prefeito Eduardo Santos Oliveira
  • Praça Guia Lopes - Prefeito Pedro Claudio Pandolfo
  • Praça Professor Emílio Mabilde Ripoll - Prefeito Jorge Vanderlei Fernandes de Oliveira
  • Praça Maurício Zaduchlieverp - Prefeito Carlos Augusto Palma Mazzaferro
  • Praça Firmino de Sá Brito - Prefeita Nélida Renée Leguiza

Pacto de Governança - Consiste em um acordo celebrado entre agentes públicos e comunitários para selar as responsabilidades na realização e no cuidado das benfeitorias. A prefeitura se compromete com o diálogo, a articulação e a realização de serviços. Os moradores assumem o papel de preservar os equipamentos públicos, captar adotantes e colaborar com o prefeito da praça, que também é encarregado de cooperar com as solicitações e demandas dos moradores.

 

Mariana Kruse

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes