Fazenda atinge marca de 2,8 milhões de atendimentos de forma virtual
Ao completar 18 anos de atuação, no mês de agosto, a Coordenação de Atendimento ao Contribuinte da Secretaria Municipal da Fazenda celebra sua maioridade com números expressivos em termos de prestação de serviços à população. Com a crescente digitalização dos serviços, 2,8 milhões do total de 7,5 milhões de atendimentos já são realizados remotamente (38%) por canais como telefone, WhatsApp e Portal de Serviços.
Entre os serviços mais buscados estão a negociação de parcelamentos, a emissão de certidões e de guias de pagamento, a protocolização de recursos e revisões cadastrais, entre outros.
Tendo na sua origem o atendimento exclusivamente presencial, com o passar do tempo adotou os atendimentos telefônicos e por e-mail, sendo que recentemente, a partir do inÃcio da pandemia, mais dois canais digitais foram abertos: o Portal de Serviços e o atendimento por WhatsApp. No último mês, a avaliação recebida pelos contribuintes no Portal de Serviços foi de 9,52, a maior já registrada desde a sua implantação.
O órgão conta com 43 servidores e 25 estagiários, que se revezam para prestar o melhor atendimento em cada canal disponibilizado. Atualmente, 88% dos atendimentos são realizados através dos canais digitais, aliando segurança e praticidade para os contribuintes.
Canais de Atendimento:
Site: prefeitura.poa.br/smf
Portal de Serviços: atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br
Telefones: 156, opção 4 ou (51) 3289-0156, opção 4, das 9h às 16h.
WhatsApp: pagamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br (exclusivo para guias e parcelamentos)
Parcele On-line: parcelamento.procempa.com.br
Andrea Brasil