Porto Alegre e Pernambuco terão manual para Concessões e PPPs

28/09/2019 10:31
Marilia Monteiro/SMPE PMPA
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Evento buscou a troca de experiências entre a capital gaúcha e Pernambuco

A importância de buscar iniciativas inovadoras foi um dos pontos abordados pelo secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, em sua participação, nessa sexta-feira, 27, no Seminário de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). O encontro foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh/PE), em Recife.

O evento, que teve a troca de experiências entre Porto Alegre e o Estado de Pernambuco, também encaminhou a elaboração conjunta de um Manual de Estruturação de Projetos para Concessão e Parcerias Público-Privadas, que deverá ter sua primeira versão produzida até dezembro deste ano.

Ribeiro destacou a PPP da iluminação pública. A concessão é a primeira do Rio Grande do Sul e consiste na modernização de 100% do parque de iluminação de Porto Alegre com luz de LED, que hoje é de apenas 6%. "A economia deve chegar a 46%, quando atingirmos o máximo de modernização, que ocorre em dois anos após o início da concessão", explicou Thiago. A empresa vencedora vai gerir todo o parque de iluminação pública da cidade pelos próximos 20 anos. Neste caso, a prefeitura assume o papel de gestora do contrato, avaliando a performance do concessionário.

O secretário-executivo da Secretaria Executiva de Políticas de Parcerias da Seduh (Seppar), Marcelo Sandes, destacou a importância dessa aproximação e troca de experiências. "Nós precisamos reduzir a assimetria de informações que existe entre os poderes público e privado, temos que dar as mãos", agradeceu Sandes. Para encerrar o evento, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, fez a entrega de lembranças que representam a cultura pernambucana aos palestrantes convidados.

  

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil