Pregão eletrônico para saneamento básico ocorre nesta sexta-feira

06/09/2019 08:42
Jefferson Bernardes/PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Porto Alegre possui uma rede de esgoto de 2.015 km

A Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE) informa que a contratação da empresa ou consórcio que fará a estruturação do projeto relativo aos serviços de saneamento básico de Porto Alegre acontecerá mediante pregão eletrônico, nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 11h.

Poderão participar os interessados cadastrados e habilitados parcialmente no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que atenderem às exigências que constam no edital, lançado no dia 6 de agosto.

Após o resultado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que fará a contratação da consultoria, avaliará a documentação e homologará o resultado para posterior assinatura do contrato, previsto para outubro. Quem oferecer mais que R$ 4,5 milhões ficará fora do processo.

Com a contratação, a Prefeitura de Porto Alegre visa à redução de perdas na distribuição de água tratada, universalização de cobertura da rede de esgotamento sanitário, melhoria e economia nos processos de contratação, redução de impactos ambientais através do aumento no tratamento de efluentes sanitários, além da possibilidade de percepção de novas receitas geradas com a concessão e ganhos para o município e para a população em geral.

Sobre a rede de saneamento  - Porto Alegre possui uma rede de esgoto de 2.015 km, 90% tem atendimento de coleta de esgoto, deste percentual 70,5% é de rede de esgoto cloacal sendo 79,8% destinado ao tratamento. A rede de água, por sua vez, tem uma extensão de 4.163 km equivalendo ao atendimento de 100% da população. 

 

Aline Rimolo

Taís Dimer Dihl