Â
- Decreto Municipal 22.243/2023
-
Institui a utilização do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), no âmbito do Poder Executivo do municÃpio de Porto Alegre e revoga o Decreto nº 12.720, de 24 de março de 2000.
Com a publicação do Decreto Municipal nº 22.243/2023, informamos que o MunicÃpio de Porto Alegre não irá mais realizar Cadastro de Fornecedores, passando a utilizar o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), mantido pelo Governo Federal.
O Registro Cadastral no SICAF não é obrigatório para participação de Licitações no MunicÃpio de Porto Alegre, porém, recomendamos a sua utilização por todos os Licitantes.
O Sistema de Cadastro de Fornecedores - SICAF é o Sistema que permite que fornecedores de todo o Brasil e mundo possam se cadastrar e ter acesso a Compras realizadas pelos órgãos públicos.Â
Acesse o SICAF clicando no link ao lado -Â https://www3.comprasnet.gov.br/sicaf-web/index.jsf
Atendimento e Suporte: Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de atendimento clicando aqui ou pelo telefone 0800-978-9001.
- Perguntas Frequentes
-
O que é SICAF? O SICAF - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores foi criado para viabilizar o cadastramento de pessoas fÃsicas e jurÃdicas que têm interesse em participar das licitações e contratações que são realizadas pela Administração Pública.Â
É necessário pagar alguma taxa para se cadastrar no SICAF? Não. O SICAF é gratuito.
Como se cadastrar/credenciar no SICAF? O fornecedor poderá obter as informações de como se cadastrar no SICAF, através dos manuais disponÃveis no endereço: www.comprasnet.gov.br ou www.gov.br/compras, em Fornecedor, Manuais e Manual SICAF.
Qual o prazo de validade do SICAF? O registro cadastral no SICAF, bem como a sua renovação, será válido em âmbito nacional pelo prazo de um ano. A manutenção cadastral será realizada automaticamente pelo Sistema, desde que o cadastrado encontre-se com o CPF e o CNPJ válidos na Secretaria da Receita Federal do Brasil. Contudo, deverá ser observado que as certidões que o integram possuem validade e devem estar atualizadas para participação nas licitações.
Quem pode alterar/acessar o cadastro do fornecedor? Qualquer pessoa que esteja ativa no Quadro de Sócios e Administradores (QSA) ou o responsável pelo cadastro do SICAF poderá acessar, alterar e incluir informações do fornecedor, inclusive arquivos comprobatórios.
- Portais de Consultas a Sanções
-
TCU - Lista de Inidôneos mantida pelo Tribunal de Contas da União
Â
Â
Â